Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

DEZ ANOS DO MINISTÉRIO DO TURISMO

    
Na abertura do Encontro Nacional de Turismo, ministro faz avaliação positiva dos 10 anos de Ministério do Turismo e elogia atuação da Embratur. “Brasil teve um crescimento robusto, apesar da crise internacional”
Uma solenidade, nesta quarta-feira (15) em Brasília, marcou o aniversário de 10 anos de criação do Ministério do Turismo. Foi a abertura do Encontro Nacional de Turismo, organizado pelo MTur, e que contou com a participação do ministro Gastão Vieira, da ministra da Cultura Marta Suplicy, do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), presidente da Comissão de Turismo e o presidente da Embratur, Flávio Dino.
Os 10 anos de criação do Ministério do Turismo marcam, também, a década em que a Embratur vem trabalhando exclusivamente com a promoção turística internacional. O que serviu para que as autoridades presentes à reunião fizessem um balanço sobre o tema. Flávio Dino, presidente da Embratur, apresentou números que mostram o sucesso da decisão do governo federal em especializar uma autarquia na promoção internacional. “Basta lembrar que, desde 2003, elevamos a entrada de divisas por meio do turismo de US$ 2,479 bilhões a US$ 6,645 bilhões no ano passado, um crescimento de 168%, bem acima da média mundial”, afirmou Dino.
“Flávio resumiu bem os ótimos resultados que estamos obtendo com nossa promoção internacional”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. “O Brasil teve um crescimento robusto nos últimos anos, apesar da crise internacional”, afirmou.
Lei Geral do Turismo
O presidente da Embratur também destacou a aprovação, nesse período, da Lei Geral do Turismo, que criou um arcabouço legal para o tema. “Sua aprovação pelo Congresso Nacional contou com o trabalho constante da então ministra do Turismo Marta Suplicy”, afirmou Dino.
Hoje chefiando a Cultura, Marta agradeceu a lembrança de Dino e destacou o trabalho que a Embratur vem fazendo na promoção internacional, apoiando a promoção internacional da cultura brasileira. “Nos grandes eventos que o Brasil vai receber em breve, precisamos mostrar para o mundo o que somos”, afirmou Marta. “Mostrar nossa cultura, que é um fator tão importante para impulsionar o turismo”.
Boa Viagem