Descobrindo Potim , na região do Vale do Paraíba (SP)

Alex Cardoso, Maria Jovita, Erica Soler e Cristina Lira

Conhecer uma região requer paciência. Muitas vezes chegamos a uma região, tão grande com tanto potencial turístico, mas somente aos poucos vamos descobrindo. Assim, foi Potim, localizada na região do Vale do Paraiba(SP). E no inicio deste mês estive em Aparecida, na região do Vale  e recebi um convite para conhecer o 5º Festival da Mandioca ( no nordeste dizemos macaxeira, alguns falam aipim também ), e conhecer a festa do Divino Espírito Santo.  Fui com minha amiga Maria Jovita Vilela, cooordenadora do Vale Receptivo, e com assessoria na região. Potim, fica localizada  a 2 quilômetros do centro de Aparecida e separado desta cidade apenas pelas águas do rio Paraíba do Sul, distante cerca de 11 quilômetros de Guaratinguetá e 167 quilômetros da capital. Sua população estimada em 2015 é de 22.453.  Povo hospitaleiro e receptivo assim é Potim, no coração do Vale do Paraíba ,  um sucesso à parte. A festa a noite, com barracas de comidas e bebidas ( com destaque para a cerveja e o vinho), além do rico artesanato da cidade, e o famoso coreto com boa música. Fui logo recebida pelo diretor de Turismo de Potim, Alex Cardoso , uma simpatia em pessoa que nos levou a conhecer este mundo encantado de Potim. A prefeita da cidade,  Erica Soler Santos de Oliveira, também entrou na festa, arregaçou as mangas e foi ajudar no pesado, na barraca dos famosos bolinhos de mandioca, carro chefe da festa, alias uma delicia!. O Festival  ocorreu de 26 de maio a 4 de junho. O tradicional bolinho de mandioca e o caldinho, como a canjiquinha foram destaque na festa. Confesso que experimentei o famoso caldinho ” canjiquinha”  e amei!.  Só conhecia o prato de canjica doce. E foi ótimo provar canjiquinha salgada.

 

Bolinho de mandioca

 

Canjiquinha

 

 

 

 

 

 

 

A Festa do Divino aconteceu  após a missa com apresentações musicais de Jazz, Blues, Chorinho, Moda de Viola, MPB e Orquestra de Flautas. Sempre com um público animado, atraindo visitantes também de outras cidades.

O Turismo vem despontando em Potim (SP). Também enfocando o turismo religioso, a cidade recebe inúmeros turistas e conta com algumas pousadas. Oferece vários atrativos, entre os quais, o santuário Bom Jesus que tem como homenagem o padroeiro da cidade, o Portal da cidade, a praça da Igreja Matriz é um local agradável com coreto e com lindos jardins. A cidade tem sido procurada por inúmeros turistas , por opções de hospedagens mais acessiveis e novas opções de turismo. O destino incrementa seu turismo para inserir no cadastro da regionalização do turismo.  Faz parte da Rota do Caminho da Fé. Um lugar para voltar!. Em Potim, recebi atenção da guia Maisa Aparecida Carneiro de Paula, conselheira do Contur- Conselho Municipal de Turismo e além de guia de turismo, grande artesã com diversos trabalhos conhecidos e valorizados no mercado nacional e internacional.

No Café de Negócios, realizado no Ecomapp hotel, com o diretor de Turismo de Potim, Alex Cardoso que entregou um artesanato de Potim

Com a guia e artesã Maisa

Muito bem recebida pelo padre Antonio

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »