CURSO DE VOLUNTÁRIOS DE EMERGÊNCIA DO AEROPORTO DE FERNANDO DE NORONHA SERÁ REALIZADO DE 07 A 10 DE JUNHO




O Distrito Estadual de Fernando de Noronha forma corpo de voluntários de emergência (CVE) do aeroporto . O CVE, segundo Patricia Roelandt da coordenação de turismo e meio ambiente da Administração da Ilha, ressaltou que o CVC é composto por pessoas da comunidade aeroportuária e da comunidade em geral, e atuam em emergências aeronáuticas conforme previsto na legislação própria.

No caso de Fernando de Noronha, como tem uma reduzida comunidade aeroportuária, seria de grande importância a integração com o GVBS, enfatizou Patricia. Documentalmente, poderão incluí-los na próxima atualização do Plano de Emergência do Aeroporto, que será encaminhada a ANAC, Agência NAcional de Aviação Civil, após a realização do EXEAC, Exercício de Emergência Aeronáutica Completo, que ocorrerá no dia 11 de junho na parte da manhã.

O curso de formação do CVE inclui matérias de atendimento pré-hospitalar de vítimas de acidente aéreo, a operação e mobilização para atendimento de acidente aéreo e o exercício prático, onde será simulado um acidente com aeronave, incêndio real e várias vítimas.

Fazem parte do Plano de Emergência além da comunidade aeroportuária incluindo as empresas aéreas, a ADEFN, o Corpo de Bombeiros, o Hospital São Lucas através da Coordenação de Saúde, DTCEA-FN, a administração do Aeroporto, Polícia Militar, Federal e Civil, dentre outros.

O curso deverá ocorrer no horário das 17h30min ás 21h30min, nos dias 07, 08, 09 e 10 de junho, e o exercício na manhã do dia 11. Para participar é necessário entrar em contato com a coordenação de Turismo e Meio Ambiente da Administração da Ilha- ADEFN .