Cultura sob o sol O verão antecipado ferve de atrações artísticas e atividades culturais no Nordeste Brasileiro

Entre casarios seculares, em meio a cidades que se ergueram à beira do mar desde o período colonial, o Nordeste agrega patrimônio histórico e cultural aliado a belezas naturais. O verão começa mais cedo e o sol abençoa nesta temporada primaveril metrópoles cheias de charme que aliam raízes populares a influências cosmopolitas. É uma efervescência cultural sui generes que faz da região um dos destinos mais interessantes do período. Malas prontas e caderno na mão para não perder tantas atrações espetaculares.

Patrimônio da Humanidade e Primeira Capital Brasileira da Cultura, Olinda é parada obrigatória em Pernambuco. Pelas ladeiras do sítio histórico, conservam-se igrejas e edificações originárias desde o século 16. Além do famoso carnaval de rua, a Marin dos Caetés se aquece ao longo do ano com um clima artístico perene, graças a presença de museus, ateliês, restaurantes e bares e descolados.

Em 2010, a cidade que já abriga eventos de peso como a Mimo (Mostra Internacional de Música em Olinda), o Cine-PE, o Abril pro Rock e o Olinda Arte em Toda Parte, honra-se ainda como anfitriã, entre 12 e 15 de novembro, da Fliporto, Festa Literária Internacional de Pernambuco nascida no balneário de Porto de Galinhas.

O mais importante evento literário do Nordeste chega à sexta edição sob o tema “Literatura e presença judaica no mundo ibero-americano” e presta homenagem a escritora Clarice Lispector. Já confirmaram presença no congresso literário os brasileiros Arnaldo Niskier e Moacyr Scliar. Entre os especialistas em Clarice Lispector estão os biógrafos Nádia Gotlib e o americano Benjamin Mooser, esse último responsável por “Clarice,”, lançado em 2009. A atriz Beth Goulart presenteará a Fliporto com o pocket show “Encontro com Clarice Lispector”, um recorte da peça “Simplesmente eu, Clarice Lispector”. Premiada com o Shell carioca de melhor atriz, ela escreveu, dirigiu e protagonizou o espetáculo fruto de dois anos de pesquisa sobre a obra e a vida da escritora.

Há ainda entre os nomes Eva Schloss, François Jullien, Marck Dery, Camille Paglia, Ricardo Piglia, Alberto Manguel, Richard Zimler, Ronaldo Vainfas, Contardo Calligaris, Ronaldo Wrobel, Adriana Armony e Guilherme Fiúza. Os pernambucanos José Luis da Mota Menezes e Luzilá Gonçalvez também participam do evento. O evento literário congrega ainda a Fliporto Criança, o Cine Fliporto e a Fliporto Digital, principais pilares de construção dos debates dos novos rumos e intercâmbios literários.

Além de sua atmosfera colonial, a paisagem bucólica com vista para o mar e sua pujança artística, Olinda oferece ao visitante uma rede de bons restaurantes, bares e hotéis e se firma, inclusive, como pólo gastronômico pernambucano. Por lá aportam estabelecimentos de excelência como o recém-inaugurado Beijupirá, abrigado na encosta da Pousada do Amparo. A experiência se inicia com a bela viagem de funicular, um tipo de elevadorzinho para ladeiras e se engrandece com os sabores surpreendentes. Os frutos do mar são o carro-chefe do cardápio. Uma grande variedade de peixes, camarões, lagostas, vôngoles e polvo aparecem em receitas frutadas, que abusam de temperos aromatizados.

Bem ao lado de Olinda, a capital pernambucana também eclode em bons eventos na mesma época. Recife desponta na agenda com amplos festivais cênicos que agregam as principais companhias do país e atrações internacionais: Festival de Circo do Brasil, Festival Recife de Teatro Nacional, Festival Nacional de Dança do Recife. A cidade recebe ainda o Station Brésil é um festival de música que une no mesmo palco artistas brasileiros e franceses. No Ano da França no Brasil, os shows têm como objetivo promover parcerias inéditas entre representantes da cultura dos dois países.

Em outubro acontecem as principais edições nordestinas da Casa Cor, de Bahia e Pernambuco. Neste ano, a franquia pernambucana acompanha o aquecimento do mercado e a demanda por moradias em apartamentos e elabora especialíssima versão vertical em edifício luxuoso. Serão 48 ambientes, num total de 1.350 metros quadrados de área construída, distribuídos em três pavimentos do edifício, mais o térreo. No mesmo mês, acontece anualmente uma edição do festival alternativo Mada, em Natal. A capital potiguar fervilha com atrações da cena rock e pop nacional.

O centro histórico de Salvador abriga no projeto “To no Pelô”, diversos sons, do tradicional axé baiano até forró. Sem falar no programa Expo Expandida que prevê uma série de intervenções urbanas por todo Pelourinho. O espaço também recebe a tradicional celebração de aniversário do Ilê Ayiê, que há mais de três décadas figura como um dos mais relevantes blocos afros da Bahia. A festa sempre inaugura o ciclo de celebrações em prol da consciência negra, cuja programação segue até o fim de novembro.

O aniversário de nascimento de Rui Barbosa (1849–1923) é o mote para a comemoração do Dia Nacional da Cultura. Uma grande festividade é promovida em Fortaleza, no dia 5 de novembro, com shows musicais, exibições de vídeos, apresentações circenses, exposição fotográfica, leituras dramáticas, rodas de poesia e de contos e espetáculos teatrais e de dança, entre outras manifestações artísticas, comemoram conquistas e avanços políticos e culturais na cidade.

Serviço

* Pernambuco

Fliporto – Festa Literária de Pernambuco
12 a 15 de novembro
Cidade Alta – Olinda – PE
www.fliporto.net

Olinda Arte em Toda Parte
Anualmente em dezembro
Cidade Alta – Olinda – PE
Entrada franca

Restaurante Beijupirá
Rua Saldanha Marinho, s/nº – Amparo – Olinda – PE (*Rua atrás da igreja da Academia Santa Gertrudes) | Horário de funcionamento: segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos (a partir das 12h).
Informações: 081 9744-1144

Casa Cor
26 de outubro a 30 de novembro
Edifício Maria Ângela Lucena – Av. Boa Viagem | Recife – PE

Festivais de Circo, Teatro e Dança
Novembro
Recife – PE

* Bahia

Casa Cor
07 de Outubro a 16 de Novembro
Rua José Pancetti – Casas 5,7 e 16 – Morro do Ipiranga – Salvador – BA

To no Pelô
De outubro a dezembro
Pelourinho – Salvador – BA
Entrada franca

* Ceará

Dia Nacional da Cultura
5 de novembro
Diversos pontos – Fortaleza – CE

* Rio Grande do Norte

Festival Mada
Geralmente em outubro
Natal – RN
www.festivalmada.com.br