Costa Crociere ganha o “Leonardo Prize” pela qualidade italiana

Na manhã de segunda-feira passada (24/01), em Roma, o presidente da Itália, Giorgio Napolitano entregou o prêmio a Pier Luigi Foschi, presidente do grupo italiano e líder no segmento de cruzeiros na Europa, pelo seu recorde em excelência ao promover e mostrar a qualidade do estilo “made in Italy” ao redor do mundo

Gênova, 25 de janeiro de 2011 – A Costa Crociere S.p.A., maior grupo de turismo da Itália e companhia número um de cruzeiros na Europa, foi agraciada com o “2010 Leonardo Prize for Italian Quality”, o “Premio Leonardo”, atribuído pelo Leonardo Committee desde 1993. Considerado o Oscar dos empresários italianos que fizeram o melhor em termos de promover e abrilhantar a imagem de excelência do país, divulgando a qualidade dos serviços “made in Italy” ao redor do mundo.

Em sua citação ao prêmio, o Leonardo Committee elogiou o grupo italiano por sua vocação em inovar e pela excelência aplicada à gestão dos processos empresariais, qualidade de produto e originalidade em proteção ambiental. Nos últimos dez anos, o grupo Costa Crociere tem testemunhado um crescimento espetacular, quintuplicando o número total de hóspedes, que subiu para 2.15 milhões em 2010. Além de consolidar seus rendimentos, alcançando 2,85 bilhões de euros, também em 2010.

Durante a cerimônia de entrega do prêmio, realizado na manhã de segunda-feira (24/01), no Palazzo Del Quirinale, o presidente italiano Giorgio Napolitano entregou o prêmio pela qualidade italiana para Pier Luigi Foschi, presidente da Costa Crociere, empresa sediada em Gênova.

“Em nome da Costa Crociere estou extremamente satisfeito em aceitar esse prêmio, que reflete e recompensa o comprometimento de companhias como a nossa que são embaixadoras do estilo italiano e cultura empresarial, e com marca sinônimo de paixão, inovação e qualidade”, disse Pier Luigi Foschi, presidente da Costa Crociere. “Esses valores fazem parte do DNA da companhia e são aspectos pelos quais nos concentramos sempre para alcançar nossos objetivos. Ano após ano, nossos esforços estão sendo recompensados, consolidando o sucesso e a liderança da Costa Cruzeiros, que se tornou sinônimo mundial da excelência italiana de serviços e de hospitalidade. Em poucos meses, em julho, o Costa Favolosa, novo membro da frota da Costa, totalmente construído na Itália, entrará em serviço, sendo testemunha, mais uma vez, da expertise e know-how do nosso país.”

A Costa Cruzeiros estabeleceu há tempos seu sucesso como embaixadora da excelência do estilo italiano que é resultado de sua filosofia corporativa baseada em constante inovação e busca pelos mais altos padrões em serviços e produtos.

A busca pela excelência é prontamente vista a bordo dos navios do Costa, todos projetados e construídos de acordo com as normais mais rigorosas em quesitos segurança, proteção ambiental: Trata-se de um estilo único e inimitável. A frota da Costa, a única que navega com a bandeira italiana, é formada hoje por 14 navios, sendo que dois estão em fase de construção – Costa Favolosa (114.500 toneladas e capacidade para 3.780 hóspedes) e seu irmão gêmeo, o Costa Fascinosa. Em 2013, o grupo terá 16 navios. A construção desses dois, no estaleiro da Fincantieri, em Marghera, envolve o trabalho de 3.000 funcionários e mais 7.000 colaboradores. A maioria das empresas envolvidas na construção desses navios é de origem italiana.

A cerimônia matutina do prêmio também contou com as presenças do Ministro da Economia e Desenvolvimento da Itália, Paolo Romani, de Umberto Vattani, presidente do Istituto Italiano per Il Commercio Estero (em português, instituto italiano para o comércio exterior), Emma Marcegaglia, presidente da Confederação das Indústria Italianas, e Luisa Todino, presidente do Leonardo Committee.

Além de Pier Luigi Foschi, beneficiários da premiação pela qualidade foram Gianpietro Benedetti (presidente da Danieli & c. Officine Meccaniche), Sonia Bonfiglioli (presidente do Gruppo Bonfglioli) e Cosimo Rummo (presidente da Rummo S.p.A). Laura Bagiotti (presidente do Grupo Biagiotti) também ganhou o prêmio Leonardo 2010.

Sobre a Costa Cruzeiros:
A Costa Cruzeiros é a principal companhia em seu segmento na Europa. Há mais de 60 anos seus navios cruzam os mares, oferecendo o melhor do estilo italiano, da excelência em hospitalidade à gastronomia típica, proporcionando as férias tão desejadas com o que há de melhor em diversão e descontração. Sua frota é composta de 14 navios, todos com bandeira italiana e com identidades distintas e estilo próprio, que circulam por 250 destinos pelo Mediterrâneo, Norte da Europa, Mar Báltico, Caribe, América do Sul, Emirados Árabes, Ásia e Oceano Índico. Dois novos navios entrarão em operação em 2012.
A Costa Cruzeiros foi agraciada pelo RINA (Registro Naval Italiano) com o BEST 4, sistema detalhado de certificação de conformidade corporativa com os mais altos padrões de responsabilidade social (SA 8000 em 2001), meio-ambiente (UNI EN ISO 14001 em 2004), segurança (OHSAS 18001 em 2007) e qualidade (UNI EN ISO 9001 em 2008). Parceira oficial da ONG WWF, dispõe de projetos de conservação de ecossistemas marinhos no Mar Mediterrâneo, Grandes Antilhas e no Brasil. Toda a frota da Costa também possui o selo RINA Green Star, certificando que operam de acordo com os mais altos padrões de proteção ambiental.
No estudo internacional Global Reputation Pulse 2009, a Costa Crociere foi apontada como a melhor empresa de serviços italiana. Feito pelo Reputation Institute, este ranking avalia a reputação corporativa (em quesitos como confiança, respeito) das 600 maiores empresas do mundo em 32 países.
Com um faturamento de aproximadamente 2.6 bilhões de euros e atingindo uma cota de 1.82 milhões de hóspedes em seus navios, em 2009, a Costa Crociere S.p. A, é a maior empresa de turismo na Itália e reúne a Costa Cruzeiros, a AIDA Cruises e Ibero Cruzeiros. O grupo atingiu o 10º lugar em rentabilidade e 72ª posição em vendas, na pesquisa do Mediobanca 2009, com mais de 3.700 empresas italianas que faturaram no mínimo 50 milhões de euros em 2008. A Costa Crociere S.p.A. faz parte da Carnival Corporation & plc (NYSE/LSE: CCL; NYSE: CUK), a maior operadora de cruzeiros do mundo.