Cônsul-geral da Alemanha para o NE faz balanço de parcerias com o Sistema Fecomércio RN

Maria Könnign visitou as instalações do Senac Alecrim e falou sobre as ações estratégicas do país europeu no Brasil

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, e a cônsul-geral da Alemanha para o Nordeste, Maria Könnign, receberam a imprensa em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 31.03, na sede da Federação. Entre os assuntos, parcerias entre a Alemanha e o Rio Grande do Norte, que por meio do Sistema Fecomércio e Senac, por exemplo, atuam capacitando profissionais do turismo. Também participaram da coletiva o Cônsul Honorário da Alemanha para o RN, Axel Geppert; e o diretor Regional do Senac, Fernando Virgilio.

Maria Könnign comentou sobre a missão estratégica do país europeu no Brasil e afirmou que o Nordeste é um foco potencial em educação profissional, que pode ter uma mão de obra qualificada. “Queremos ter com o Brasil uma parceria em uma gestão responsável e sustentável, desde os assuntos de clima e biodiversidade, passando pelo comércio bilateral, com o intercâmbio cultural, de ciências entre os dois países”, declarou.

Já Geppert relembrou que a cooperação internacional existe desde o ano 2009, principalmente entre o estado alemão da Renânia-Palatinado e o RN. Assinaturas de convênios, como entre a Associação das Câmaras de Comércio e Indústria e a Fecomércio RN e Fiern, e entre a Câmara de Formação de Mão de Obra da Trier e o Senac RN, já deram bons resultados.

“Temos quatro cooperações atuantes em diversas áreas, como energias renováveis, eficiência energética e toda a cadeia do turismo, que envolve diretamente o Senac. O governo alemão já investiu 1,5 milhão de euros em projetos no Brasil. Também tivemos o intercâmbio de professores alemães que ensinam técnicas aos professores potiguares, além do escritório montado na Fiern em parceria com a Fecomércio para estreitar o contato e gerar negócios entre os empresários”, detalhou Geppert. Ele ainda acrescentou que em 2019, Natal pode sediar o Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA).

Apresentando os projetos da Alemanha com o Sistema Fecomércio RN, o diretor Regional do Senac RN, Fernando Virgilio, elencou que cursos de panificação, sommeliers, gestão de hotelaria e de restaurante já foram ministrados em parceria com o estado alemão, envolvendo também profissionais de outros estados brasileiros. “Esses cursos nos fizeram enxergar que podem surgir seis novos cursos no Senac, formando mais mão de obra qualificada”, completou.

“É importante ressaltar que com a inserção destes novos cursos e o envolvimento e maior estímulo à participação do Polos de Turismo existentes no RN, com a divulgação da parceira e a captação de novas demandas que possam ser inseridas, ganham todos. Em junho faremos uma nova missão na Alemanha, focada no setor turístico. Uma comitiva representando os principais polos turísticos do estado e de entidades ligadas ao setor irão aprender como a Alemanha desenvolve o turismo, os destinos específicos, as políticas públicas e vamos tentar implantar a metodologia adaptada ao Rio Grande do Norte”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

A comitiva também visitou as instalações do Senac Alecrim, unidade onde se concentram as turmas de idiomas. Hoje acontece a abertura da Semana da Língua Alemã no Brasil, promovida pela segunda vez pelas Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil. O grupo foi recepcionado por instrutores e alunos do curso de Alemão do Senac RN.

Há cerca de 10 anos, o Senac RN oferece o ensino da língua alemã e de 2015 para cá, foram feitas mais de 300 matrículas para o idioma. Na ocasião, a cônsul conversou, em alemão, com os estudantes e professores e elogiou o aprendizado.

Também acompanharam a visita as diretoras Administrativo-Financeiro e de Educação do Senac, Rafaela Azevedo e Lucinete Araújo, respectivamente; o diretor executivo da Fecomércio RN, Jaime Mariz; e a gerente da unidade Senac Alecrim, Ligia Silva.

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »