CONGRESSO DA MELHOR IDADE EM NATAL DEBATERÁ TEMAS VOLTADOS A QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE , DIREITO E CIDADANIA

O XI Encontro Luso-brasileiro do Turismo Sênior e XII Congresso Brasileiro dos Clubes da Melhor Idade reunirá no período de 17 a 20 de maio deste ano, no Centro de Convenções de Natal, cerca de 3 mil participantes brasileiros e portugueses. Entre os temas que serão discutidos no evento estão: “A influência portuguesa na formação sócio cultural do nosso povo”, “a importância dos clubes da Melhor Idade para o turismo”, “A alegria de viver na terceira idade”, “Estatuto do Idoso – resultados e avanços”, “Viver com saúde na Melhor Idade” e “Superando limites”. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baseado no último censo, no ano 2000, os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do País. O órgão considera idosas as pessoas com 60 anos ou mais, mesmo limite de idade considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os países em desenvolvimento. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%. Em 1991, ele correspondia a 7,3% da população. 

O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade. Prova disso é a participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população: em 1991, eles eram 2,4 milhões (1,6%) e em 2000, 3,6 milhões (2,1%). 

  

  

XI Encontro Luso-brasileiro do Turismo Sênior 

XII Congresso Brasileiro dos Clubes da Melhor Idade 

Data: 17 a 20 de maio/2009 

Local: Centro de Convenções (Via Costeira – Natal/RN) 

Informações e inscrições: (84) 3221-3200