Comunicado internacional – Presidente Daniel Gibbs – Saint-Martin

Marigot, 13 de setembro de 2017
GABINETE DO PRESIDENTE
DIREÇÃO DE COMUNICAÇÃO
Comunicado internacional – Presidente Daniel Gibbs – Saint-Martin
O Presidente da Coletividade de Saint-Martin, o Senhor Daniel Gibbs, gostaria de fazer uma declaração sobre a situação de seu território após a passagem do furacão IRMA no último dia 6 de setembro de 2017.
A Fase 1 da organização pós-furacão consistiu em gerenciar por um lado a urgência em termos de cuidar das pessoas feridas, doentes ou em dificuldades, e na evacuação dos turistas. E por outro lado, a segurança do território através da chegada massiva do Exército e Polícia Militar da França. Atualmente a Fase 1 está concluída e a segurança do território está sob controle.

O Presidente e sua equipe trabalham agora com seus parceiros na Fase 2 da organização pós-furacão que consiste:

  • na limpeza dos escombros, dos itens volumosos e dos detritos gerados e transportados pelo furacão;
  • na distribuição de água, comida e de material;
  • na reabilitação das redes de água, saneamento básico e eletricidade.

Esta fase ainda está em curso e a maior parte dos turistas já se encontra em seus países. Um conjunto de peritos deve avaliar o estado dos hotéis, residências e guest houses para ajudar na reconstrução das infraestruturas turísticas.

O encontro com o presidente francês, Emmanuel Macron, na última terça-feira 12 de setembro de 2017 permitiu ao presidente Gibbs expor as necessidades urgentes da Coletividade, principalmente em termos de reconstrução do território, de ajuda à população e às empresas para retomarem suas atividades habituais, através de medidas de acompanhamento que serão definidos no quadro de uma negociação entre o Estado e a Coletividade.

Esta fase de trabalho (Fase 3) já foi o objeto de um trabalho aprofundado do Presidente e suas equipes com dois objetivos maiores:

  •  Acompanhamento de todos os momentos dos são-martinhenses: se responsabilizar pelos trabalhadores desempregados, dispositivos de ajuda á empresas, exoneração dos encargos sociais, etc.
  • Reconstrução rápida e durável do território para que Saint-Martin possa retomar sua atividade econômica.

O presidente Gibbs e sua equipe farão de tudo que está em seus poderes para que o território retome sua atratividade. Ele agradece calorosamente a todos os parceiros e profissionais de turismo que se mobilizaram por Saint-Martin e que nos acompanham para que Saint-Martin volte a ser um dos destinos mais apreciados do Caribe.

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »