Competição de startups: estão abertas as inscrições para o Desafio de Inovação Turismo Inteligente

BRAZTOA e SEBRAE lançam projeto que estimula startups e empreendedores com ideias inovadoras a gerarem soluções para o setor de turismo

 

 

Em um mundo cada vez mais conectado, com turistas que acessam aplicativos, redes sociais e informações on linena hora de viajar, estar no ambiente digital passou a ser obrigatório para o turismo brasileiro.

 

É com esse mote que BRAZTOA e SEBRAE abrem as inscrições para o Desafio de Inovação Turismo Inteligente, uma competição voltada ao desenvolvimento de projetos e ideias para o setor turístico e integração de startups com o mercado, em busca de soluções para aumentar a competitividade de um ou mais elos da cadeia do turismo no Brasil, cuja final e premiação acontecerão durante o 48º Encontro Comercial Braztoa & 45ª Abav Expo, que acontece de 27 a 29 de Setembro, no Expo Center Norte em São Paulo.

 

“Esse é um projeto importantíssimo. Estamos há alguns anos em busca de caminhos de inovação para os nossos negócios. Todos os dias, conversamos e escutamos o quão importantes são as inovações e tenho a certeza de que a estamos no caminho certo com esse projeto que une expertises em empreendedorismo, tecnologia e turismo”, disse Magda Nassar, Presidente da BRAZTOA.

Startups de todo o Brasil poderão se inscrever pelo site www.braztoa.com.br/desafio. A cada evento do Experiência Braztoa, que irá passar por Recife (31/5), Curitiba (27/7), Rio Quente (8/8) e Belo Horizonte (22/8) –  que representam as macrorregiões do Brasil, acontecerá uma seletiva para eleger as duas melhores startups de cada região, que serão levados à grande final, em setembro. Profissionais do trade estarão oferecendo mentoria nos âmbitos de empreendedorismo, turismo e consumo de viagens, garantindo que os participantes estejam completamente alinhados com os objetivos do desafio. Para essa escolha, uma banca julgadora também formada por profissionais atuantes, estará presente.

 

Ideias inovadoras também serão bem-vindas e terão seu espaço no projeto. Qualquer pessoa, seja estudante, empresário ou profissional independente poderá cadastrar seu conteúdo no desafio. Neste caso, o processo seletivo será online. As dez ideias com maior potencial serão convidadas para se apresentarem pessoalmente durante o 48º Encontro Comercial Braztoa & 45ª Abav Expo.

 

Os participantes poderão escolher entre dois temas: Desafio 1 – Agenciamento de Viagens e Turismo – Como renovar o papel dos operadores de turismo e das agências de viagens na cadeia do turismo?  Desafio 2 – Inteligência adaptada aos destinos brasileiros – como tornar os destinos turísticos brasileiros inteligentes?

 

Os vencedores das categorias Startups e Ideias Inovadoras serão conhecidos durante o 48º Encontro Comercial Braztoa & 45ª Abav Expo, que acontece de 27 a 29 de Setembro, no Expo Center Norte em São Paulo. Durante os três dias de evento, dinâmicas serão montadas para que os projetos se desenvolvam ainda mais e sejam avaliados por um grupo especializado. Os prêmios serão: passagens aéreas, convites para participação em eventos selecionados do mercado e encontros com empresários do turismo.

 

 

Prazos para inscrições e data das seletivas: 

 

Etapa

Data de Início

Data de Término

Seletiva

Seletiva da Região Nordeste

02 de maio

17 de maio

31 de maio

Seletiva da Região Sul

13 de junho

12 de julho

27 de julho

Seletiva das Regiões Centro-Oeste e Norte – 08 de Agosto em Caldas Novas

13 de julho

24 de julho

8 de agosto

Seletiva da Região Sudeste

25 de julho

07 de agosto

22 de agosto

Período de Seleção Ideias (período total para inscrição de Ideias)

02 de maio

24 de agosto

27 a 29 de setembro

 

 

 

Sobre o Desafio de Inovação Turismo Inteligente

 

Quem pode participar?

Serão duas categorias:

 

Startups – Tanto as desenvolvidas para atender exclusivamente o turismo, quanto aquelas que tenham soluções criadas para outros mercados, mas que podem ser customizadas para o turismo.

 

Ideias – ideias inovadoras passarão por um processo seletivo online. Este é um espaço para quem uma grande ideia, mas que ainda não tem uma startup.

 

Desafios

Os inscritos em ambas as categorias poderão escolher entre dois temas:

 

Desafio 1 – Agenciamento de Viagens e Turismo – Como renovar o papel dos operadores de turismo e das agências de viagens na cadeia do turismo?

 

Desafio 2 – Inteligência adaptada aos destinos brasileiros – como tornar os destinos turísticos brasileiros inteligentes?

 

 

Seletivas

Ideias: as ideias serão selecionadas online e os dez projetos com maior potencial poderão se apresentar pessoalmente durante o 48º Encontro Comercial Braztoa & 45ª Abav Expo.

 

Startups: acontecerão seletivas regionais em cada macrorregião do Brasil, em paralelo aos eventos Experiência Braztoa, que vão itinerar pelas cidades de Recife (31/5), Curitiba (27/7), Rio Quente (8/8) e Belo Horizonte (22/8). Em cada evento, uma banca julgadora formada por profissionais do setor irá escolher dois vencedores das parciais que irão para a final, que acontece em setembro, também durante 48º Encontro Comercial Braztoa & 45ª Abav Expo.

 

 

Premiação

Os quatro vencedores – duas startups e duas ideias – serão premiadas com passagens aéreas, convites para participação em eventos selecionados do mercado e encontros com empresários do turismo.

 

Inscrições

Para inscrições e mais informações:  www.braztoa.com.br/desafio

 

 

Sobre a Braztoa

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.

 

Em 2016, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 11,3 bilhões e embarcaram mais de cinco milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,6 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).

 

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »