Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

CARRO ELÉTRICO TERÁ DESCONTO DE ATÉ 17 MIL REAIS EM PORTUGAL

O governo português aprovou nesta quinta-feira um conjunto de medidas para a implementação do Programa para a Mobilidade Elétrica, prevendo a criação de um subsídio de cinco mil euros (R$ 13,1 mil no câmbio atual) para a aquisição por pessoa física de automóveis elétricos. O auxílio poderá atingir os 6.500 euros (R$ 17,1 mil) no caso de existir simultaneamente abate de automóvel de combustão interna.

“São medidas que visam pôr no terreno o programa para a mobilidade elétrica, para a introdução em Portugal dos veículos automóveis elétricos, com tendência para a massificação e renovação do parque automóvel”, afirmou o secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, Castro Guerra, no final da reunião do Conselho de Ministro, que aprovou o diploma.

Destacando que o Programa para a Mobilidade Elétrica terá no plano dos princípios “um particular enfoque no usuário do veículo” garantindo equidade e universalidade no acesso ao carregamento, Castro Guerra adiantou que se pretende que sejam asseguradas as condições técnicas de “interoperabilidade” entre as diferentes marcas e modelos de veículos e baterias e sistemas de carregamento.

Por outro lado, acrescentou, deverão ser garantidas condições atrativas para a entrada de várias empresas no mercado, através da promoção da livre concorrência e privilegiando a utilização de fontes de energia renováveis, principalmente através do aproveitamento da capacidade eólica durante a noite.

Em relação aos incentivos destinados a “promover a adesão e consequente massificação” dos veículos automóveis elétricos, prevê-se a criação de um subsídio à aquisição por particulares de cinco mil euros, que poderá atingir os 6.500 euros no caso de existir simultaneamente abate de automóvel de combustão interna.

FONTE:AGENCIA LUSA

Boa Viagem