Carreata e passeio ciclístico integram programação em honra à Padroeira

Foto: Thiago Leon

Entre as atividades que compõem a Novena e Festa da Padroeira do Brasil de 2017 , estão duas atrações tradicionais: a carreata e o passeio ciclístico em louvor à Nossa Senhora Aparecida. As ações vão acontecer na próxima quarta (04) e quinta-feira (05), respectivamente. A saída acontece no Pátio das Palmeiras do Santuário Nacional às 16h30, após a novena das 15h.

O organizador das atividades, padre Antônio Agostinho Frasson, destaca que os momentos possuem forte caráter familiar. “O mais interessante é notar a participação da família nessas atividades. Temos pais, mães e filhos homenageando Nossa Senhora Aparecida”, destaca o religioso.

A primeira das atrações, a carreata, acontece desde 1976 e reúne moradores de Aparecida e região, além dos romeiros que aproveitam a passagem pela Capital Mariana da Fé para participar da procissão motorizada. Mais de 200 carros, motos, triciclos e caminhonetes são esperados para o momento. Os motoristas recebem uma bênção especial em seus carros diante da Matriz Basílica e no retorno ao Santuário.

Os moradores do trajeto por onde os veículos vão passar são convidados a enfeitar suas casas e ruas, como já acontece tradicionalmente. O ato também representa a devoção dos aparecidenses à Padroeira do Brasil e inclui diversas manifestações de fé como chuva de papel picado, bandeirinhas e altares nas varandas e janelas das residências e hotéis. “É uma forma que o povo de Aparecida achou de homenagear Nossa Senhora que passa distribuindo suas bênçãos.”, explica Frasson.

Clique aqui para baixar o trajeto da carreata.

No dia seguinte, acontecerá pelo 7º ano o passeio ciclístico, que pretende reunir centenas de ciclistas em uma homenagem que vai mexer com a alma e o corpo. Como anualmente acontece, a imagem de Nossa Senhora Aparecida vai ser levada em uma bicicleta especial, preparada com um andor adaptado.

Para participar da atividade, é necessário levar 1kg de alimento não perecível que será destinado às entidades sociais de Aparecida (SP). As inscrições acontecem na hora e dão direito a uma camiseta numerada. Algumas delas contêm brindes oferecidos por lojistas e hoteleiros da cidade, que poderão ser retirados ao fim do passeio.

O trajeto de 4km percorrerá as vias internas do Santuário Nacional e contará com postos de água ao longo do caminho. Além disso, foram preparados procedimentos para garantir a saúde e o bem-estar dos peregrinos atletas. “Durante todo o passeio nós vamos contar com uma equipe de primeiros socorros pronta para entrar em ação caso seja necessário. Nunca foi preciso, mas já temos essa garantia.”, conta padre Agostinho.

Além da carreata e do passeio ciclístico, outras atividades não litúrgicas vão compor a programação de Festa. Entre elas, está o Festival da Padroeira nos dias 10 e 12, com a participação de padres cantores e artistas da música brasileira na Tribuna Papa Bento XVI . Completam a agenda de shows o grupo italiano Genrosso na próxima sexta (6) e sábado (7), além da apresentação de músicos sertanejos convidados pela TV Aparecida no domingo (8). 

 

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »