BRASIL E UNIÃO EUROPÉIA TROCAM EXPERIENCIAS EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Um grupo de 40 brasileiros representantes de projetos de desenvolvimento regional está na Europa para conhecer programas que se desenvolveram durante o processo de criação e consolidação da União Europeia. O grupo, que viajou a convite do bloco europeu, com o apoio do Ministério da Integração Nacional (MI), foi escolhido por representar a diversidade geográfica e econômica do país.

As cinco regiões brasileiras foram contempladas, com representantes do Bico do Papagaio; da Chapada do Araripe; dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri; das Águas Emendadas; e da Grande Fronteira do Mercosul. Cada grupo visitará regiões específicas e processos produtivos associados a vocações territoriais próprias, identificados com a atividade produtiva que cada Mesorregião conduz no Brasil.

“Os intercâmbios aproximam territórios brasileiros e europeus que possuem interesses, estratégias produtivas e perfis regionais comuns e abrem oportunidades infinitas de cooperação para ambos os lados”, explica o secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional do MI, Henrique Villa.

Ao final da semana de trabalho os grupos se reunirão em Bruxelas, na Bélgica, para participar do Open Days 2009, semana europeia de cidades e regiões. O evento, que será realizado entre 5 e 8 de outubro, terá uma parte dedicada à cooperação do Brasil com a União Européia.

Regiões representadas:

Chapada do Araripe
A região abrange municípios no Ceará, Pernambuco e Piauí. Os representantes visitarão Portugal e Espanha para adquirir conhecimentos que auxiliem na consolidação do Geopark Araripe, que concorre ao selo de integrante da Rede Global de Geoparks , da Unesco. O grupo conhecerá experiências em Naturtejo, em Portugal, e Sobrarbe, na Espanha, e terá contato com atividades sustentáveis, como geração de energias renováveis e bioconstrução.

Grande Fronteira do Mercosul
A Mesorregião envolve áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O foco do grupo é o enoturismo (relacionado ao vinho). Na itália, os representantes participarão de seminários, conhecerão enotecas em Bologna e cooperativas do segmento vinícola em cidades próximas. Eles também irão à Alemanha, para conhecer novas tecnologias na produção de vinhos. Além do aspecto regional, a parceria pode render importantes resultados econômicos.

Vales do Jequitinhonha e do Mucuri
O grupo dos vales, que inclui municípios nos estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, terá uma agenda ligada à apicultura. O roteiro será pela Itália, com seminários e palestras. Também estão previstas visitas a associações e consórcios de apicultores.

Bico do Papagaio
O grupo da Mesorregião Bico do Papagaio, que compreende municípios dos estados do Pará, Maranhão e Tocantins, se dedicará aos segmentos de gemas e jóias e artesanato mineral. Na Itália, eles visitarão instituição de formação e treinamento vocacional, em Vicenza, onde são ministrados cursos na área de joalheria, e participarão de workshop sobre o sistema de certificação de qualidade do segmento joalheiro.

Águas Emendadas
O foco do grupo da Mesorregião Águas Emendadas, que abrange municípios em Minas Gerais e Goiás, será nas experiências de gestão de parques naturais. A agenda, na França, inclui visitas e excursão técnica pelo Parque do Luberon, onde o grupo conhecerá o impacto dos parques naturais regionais na promoção do desenvolvimento.