BNB FINANCIA IMPLANTAÇÃO DE DUAS USINAS TERMOELÉTRICAS NO RIO GRANDE DO NORTE

O Banco do Nordeste assinou contrato de financiamento com a Companhia Energética Potiguar S/A (CEP), no valor de R$ 76,1 milhões, oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), para instalação das Usinas Termoelétricas Potiguar e Potiguar III. Localizadas no município de Macaíba, as usinas terão capacidade para gerar 119,52 megawatts de energia, a partir da utilização de óleo diesel – o suficiente para atender 20% da demanda do Rio Grande do Norte.

O investimento total do projeto é superior a cifra de R$ 116 milhões e o financiamento do BNB destina-se ao custeio de obras de construção civil e mecânica, aquisição de máquinas e equipamentos. A previsão é que as usinas entrem em funcionamento ainda neste mês.
Segundo a diretoria executiva da CEP, proprietária do empreendimento, as usinas Potiguar e Potiguar III destinam-se ao atendimento da demanda de energia do Mercado Nacional, através dos Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR), geridos pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que define, também, a relação das usinas na modalidade de disponibilidade com o Operador Nacional do Sistema (NOS).

Com o sistema elétrico integrado nacionalmente, a energia gerada em qualquer parte do País, exceto certas localidades da região Norte, pode ser exportada para as outras regiões, assegurando o atendimento de toda demanda nacional, mesmo nos horários de ponta ou nas sazonalidades da geração hidrelétrica.

Para o superintendente estadual do BNB, José Maria Vilar, trata-se de um investimento importante que, inclusive, integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. “Temos trabalhado em consonância com as políticas governamentais e acreditamos que, ao longo de 2009, importantes projetos na área de infraestrutura serão consolidados no Rio Grande do Norte com o apoio do Banco do Nordeste”, disse.