Bênção de Nascente em Areias (SP) abre atividades da Semana Missionária 2017

No contexto das comemorações do Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora de Aparecida, uma bênção da nascente do Rio Paraíba do Sul na cidade de Areias (SP), neste sábado, às 10h, abre a Semana Missionária 2017.

O evento, que acontece entre os dias 22 e 28 de julho, é uma realização da Pastoral Juvenil da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e será realizado em todas as dioceses banhadas pelo Rio Paraíba.

O Rio Paraíba do Sul é o mais importante do sudeste do Brasil, e um dos mais importantes do Brasil. É responsável por geração de energia e abastecimento de milhões de pessoas e formado pela confluência dos Rios Paraitinga e Paraibuna.

A nascente do Rio Paratinga é reconhecida como sendo também a nascente do Rio Paraíba, já que é a primeira água superficial deste importante rio cheio de história.

“Nesse rio, há 300 anos os três pescadores encontraram a Imagem da Virgem Imaculada Conceição Aparecida. São milhares de graças recebidas pelo povo brasileiro! “, explica o coordenador da pastoral juvenil, padre Toninho.

A celebração conta com a presença de Dom João Inácio Müller, bispo da diocese de Lorena (SP), e Dom Nelson Ferreira, bispo de Valença (RJ), representante da Comissão da Juventude da CNBB.

Semana Missionária – um total de 3.800 jovens de diferentes dioceses passarão, durante essa semana pelas 10 dioceses banhadas pelo Rio Paraíba do Sul. Neste período farão diferentes experiências de evangelização e contato com a natureza, já que a proposta também está em sintonia dom o tema da campanha da Fraternidade 2017, “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

A experiência encerra-se no dia 29 de julho, sábado, em Aparecida, quando o Santuário Nacionalrealiza o JUMI – Juventude em Missão, evento que deve reunir cerca de 20 mil jovens no maior Santuário Mariano do mundo. É nesta ocasião também que se encerra o projeto da CNBB “Rota 300” , iniciado em 2014 com foco no público jovem, cuja proposta caminha em comum união com as comemorações jubilares do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

 

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »