Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Belém foi referendada para sediar congresso de jornalistas de turismo em 2011

Belém foi eleita pelo conselho da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) para sediar, em 2011, o congresso nacional da entidade. O referendo foi dado à capital paraense, no último sábado (28), durante reunião de 30 membros da entidade no hotel Bourbon, em São Paulo. A reunião aconteceu em paralelo à programação do V Salão do Turismo, que aconteceu de 26 a 30 no Anhembi, também na capital paulista.

“Belém tem todas as prerrogativas necessárias para sediar nosso congresso”. Afirmou o presidente da Abrajet Nacional, jornalista Cláudio Magnavita, ao recomendar o Pará como sede do congresso de 2011, que deve reunir cerca de 200 jornalistas especializados na capital paraense. Para Cláudio, o Pará tem se destacado no cenário local, regional e nacional graças ao trabalho da Abrajet Pará, que entre outras ações que se sobressaíram nos últimos quatro está a realização do I Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, em 2006, a 1ª. e a 2ª. Semana de Turismo de Belém, em 2008 e 2009 respectivamente, o I Encontro Norte de Jornalistas de Turismo, em 2009. A Abrajet Pará, que integra o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Fórum Estadual de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur), também é a única seccional a integrar o Grupo Gestor dos 65 Destinos Indutores do Turismo Internacional, criado pelo Ministério do Turismo (MTUR).

O vice-governador do Pará, Odair Correa, participou, no dia 27, de um jantar oferecido aos 30 membros da Abrajet Nacional pela Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e diretoria do restaurante Vila Távola, no bairro Bela Vista, em São Paulo. Odair se disse feliz com a escolha do Pará como sede do evento e lembrou a importância da Amazônica nesse contexto de fortalecimento do turismo. “Não esqueçamos que a Amazônia, com seus 25 milhões de habitantes, remete para o mundo a vida. Venho lá do Pará com o objetivo de somar com estes deste outro lado do Brasil”. Afirmou Odair, ao elogiar a atuação da imprensa especializada para o fortalecimento do turismo, assim como a criação da CNTur com proposta de fortalecer ainda mais o turismo no Brasil.

O coordenador da Belemtur (Coordenadoria Municipal de Turismo), Wady Khayat, também recebeu com muito entusiasmo a notícia da candidatura de Belém. “Belém tem investido na captação de investimentos visando atrair mais turistas para nossa cidade, que apresenta as mais diversas vocações ao turismo cultural, ecoturismo, turismo náutico, de negócios e de eventos, entre outros. Ficamos felizes de receber mais este evento que com certeza trará centenas de jornalistas especializados e que colocarão Belém, cidade das mangueiras, nas páginas de diversos jornais e revistas. Ofereceremos acolhida à Abrajet e colocaremos a Belemtur à disposição para apoiar no que for necessário, na medida do possível”. Garantiu Khayat.

Também participaram do jantar o presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto e o secretário estadual de turismo de Rondônia, José Carlos Gadelha, que na oportunidade defenderam um olhar mais atendo para com o turismo na Região Norte.

A candidatura de Belém será oficializada perante os jornalistas especializados em turismo de todo o Brasil de 30 de junho a 04 de julho, quando acontece, no Rio de Janeiro e Angra dos Reis o congresso 2010 da Abrajet. A expectativa é de que Belém e outros polos turísticos do Pará ganhem visibilidade através dos veiculos especializados aos quais os abrajetianos, cerca de 200, são vinculados.

Boa Viagem