Balé do Sesc celebra 30 anos com espetáculo inspirado n’O Quebra-Nozes


Apresentação de “Uma Festa de Natal” aconteceu na noite desta terça (21/11) e contou com 324 alunas de balé da instituição

A magia do Natal, 324 bailarinas e uma plateia lotada. Assim foi a apresentação de fim de ano das turmas de balé do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), realizada na noite da última terça-feira, 21 de novembro, no Teatro Riachuelo. O espetáculo Uma Festa de Natal foi adaptado d’O Quebra-Nozes, peça de balé clássica do compositor russo Tchaikovsky. Desta vez, a apresentação foi ainda mais especial, já que o balé da instituição integrante do Sistema Fecomércio está completando 30 anos de existência.

As alunas de balé do Sesc, em idades que variam entre 4 e 17 anos, demonstraram que aprenderam muito bem o que foi repassado em sala de aula durante o ano pelas três professoras da instituição, Micheline Pereira, Rosimere Pereira e Verônica Félix. Mas, este ano, o desafio foi ainda maior, tanto pela inspiração em um clássico do balé mundial quanto pela celebração de 30 anos da modalidade cultural oferecida pela instituição.

“O espetáculo Uma Festa de Natal tem grande dimensão artístico-social. Oportuniza o acesso à cultura, especialmente por se tratar de uma peça de balé baseada em um clássico, e promove a interação entre nossas bailarinas e as suas famílias. Para nós, é emocionante ver o produto de uma de nossas atividades tão bem trabalhado e com tanta qualidade”, ressaltou o diretor regional do Sesc, Nivaldo Pereira.

Para Iasmin da Cruz, 16, a apresentação foi ainda mais especial: ela foi escolhida para ser Clara, a protagonista. “Clara é muito sonhadora. Desde que iniciei no balé, sempre fui muito esforçada e sonhadora também. Clara combina comigo, acho que por isso fui escolhida. Estou muito feliz por isso.”, conta a bailarina, que começou a fazer balé no Sesc Zona Norte aos 7 anos de idade. “Considero o balé do Sesc um lugar muito acolhedor. Você se sente mesmo como em uma família. As salas são todas climatizadas, é muito aconchegante. Toda a equipe contribui para o bem estar de todos”, complementou Iasmin.

Sobre o espetáculo

Uma Festa de Natal é uma adaptação livre permeada por diversas simbologias natalinas, como o Papai Noel, o Menino Jesus em sua manjedoura e os três Reis Magos. Clara, na festa de Natal em sua casa, ganha do seu Tio, o Sr. Fritz, um boneco quebra-nozes, que depois se transforma em humano. A dupla então embarca em uma viagem mágica para conhecer o verdadeiro significado do Natal.

O espetáculo será apresentado novamente dia 15 de dezembro, às 18h, no Sesc Zona Norte. O evento será aberto ao público e terá entrada gratuita.

Sobre o balé no Sesc

As aulas de balé começaram no então Sesc Centro em 1987 com um número limitado de alunas. Hoje, dispõe de cerca de 340 vagas nas unidades Sesc Cidade Alta e Sesc Zona Norte, ambas em Natal. As aulas são voltadas a crianças a partir dos 4 anos de idade (baby class) e vão até o 5º ano, composto por jovens com até 17 anos.

As vagas são sempre prioritárias para dependentes de comerciários, e os valores subsidiados das mensalidades variam conforme a categoria no cartão de associado Sesc. As matrículas 2018 para veteranos(as) acontecerão em janeiro e, para novatos (as), terão início em fevereiro. Para mais informações, basta ir à central de relacionamento das unidades ou entrar em contato pelos telefones (84) 3214-7350 (Zona Norte) ou (84) 3133-0360 (Cidade Alta).

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »