Autoridades prestigiam abertura da 7ªedição do Festival do Turismo de João Pessoa

O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, prestigou a abertura da 7ªedição do Festival do Turismo de João Pessoa,  na tarde desta sexta-feira (20) no Centro de Convenções de João Pessoa. Os secretários de turismo de João Pessoa, Fernando Paulo Pessoa Milanez e do estado da Paraiba, Lindolfo Pires, estiveram presentes, também a presidente da PBTUR, Ruth Avelino e dos diretores do Festival, Claudio J.S Junior, Breno e Bruno Mesquita. O diretor comercial do Festival, Claudio J.S Junior, lembrou do inicio do evento que contou com a presença de 200 pessoas e hoje o evento, já é consagrado na região Nordeste com participação internacional, como Argentina, Israel, Turquia, Jordânia, Portugal, Argentina, Estados Unidos, entre outros destinos e com a participação de mais de 20 estados brasileiros.

 

Bruno Mesquita, Claudio J S Junior e Breno Mesquita, diretores do Festival do Turismo de João Pessoa

Em seu discurso, o ministro interino do Turismo, Alberto Alves disse que as projeções de demanda do Ministério do Turismo mostram o interesse permanente dos turistas pelos atrativos do Nordeste. “A região tem mais de 50% da preferência dos brasileiros que vão fazer pelo menos uma viagem pelo Brasil nos próximos seis meses. Essa grande atratividade consolida os destinos nordestinos no topo de vendas de grandes operadoras e agências de turismo no Brasil”, afirmou.

Ele também enfatizou medidas do plano Brasil+Turismo lançado para Impulsionar o setor de turismo no país, “ações que têm capacidade de mudar a história de um estado, cidade e até de um país”, avaliou, ao se referir a processos de desburocratização e facilitação por que passa o setor de viagens no Brasil. “É o caso da cessão de uso de áreas da União com grande potencial turístico, novidade que pode destravar os investimentos e o desenvolvimento de atividades típicas do setor, como a construção de marinas, hotéis e resorts em trechos da faixa litorânea brasileira e orlas fluviais”, defendeu.

 

O Presidente da Abav-RN, Abdon Gosson, participou do primeiro dia do Festival.

 

Turismo do RN participa do Festival do Turismo de João Pessoa com foco na interiorização turística

O Rio Grande do Norte tem investido na divulgação turística em eventos nacionais e internacionais sem perder o foco no mercado regional. Por isso também estará presente na sétima edição do Festival do Turismo de João Pessoa – o maior evento de turismo do Norte/Nordeste, que acontece nesta sexta e sábado no Centro de Convenções da capital paraibana. O evento recebe Feira, Fórum, Capacitações e alguns eventos em paralelo.

“Os Estados do Nordeste só têm a ganhar com a regionalização do turismo. E um festival deste porte, realizado dentro da nossa região pode aglutinar esses interesses para que haja maior visibilidade aos estados. E, claro, além de discutirmos assuntos de interesse macro, iremos fazer nosso dever em divulgar os destinos dos nossos cinco pólos”, assegurou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Para o presidente da Emprotur, Manuel Gaspar, o evento se mostra importante para a política de interiorização do turismo potiguar. “Neste festival, sobretudo, focaremos nossa promoção no interior, É um festival que atrai muitos agentes paraibanos e pernambucanos, sobretudo. É um mercado potencial para trabalharmos esse nicho de mercado: o turismo religioso, serrano e de aventura no Agreste/Trairi, ou mesmo destinos mais consolidados, como Pipa”.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur RN) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), montará um amplo lounge adquirido com recursos do Governo Cidadão para distribuição de material institucional com informações dos municípios dos cinco pólos turísticos do Estado, além de amostras de artesanato.

O Festival tem formato de workshop, contando com presença de 60 expositores e 200 agentes de viagens visitantes, vindos dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Já em sua 6ª edição, que aconteceu em outubro de 2016, circularam pelo pavilhão do Centro de Convenções de João Pessoa 3424 profissionais de turismo, um acréscimo de 14% em relação ao ano anterior.

 

 

 

O evento prossegue até este sábado (21) com capacitações, workshops, feira . São esperados mais de 3,5 mil pessoas nesses dias do Festival. São várias caravanas com agentes de viagens de varias cidades do Nordeste e do sul do país. No festival, participam varios expositores internacionais,como Usuhaia na Argentina,  Estados Unidos, Portugal, entre outros destinos.

 

 

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »