Ano Mariano registrou aumento de fiéis no Santuário Nacional

Foto: Thiago Leon

 

O Ano Jubilar Mariano, que celebrou os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida refletiu positivamente no Santuário Nacional . Diversas ações aconteceram de 12 de outubro de 2016 até o dia da Padroeira deste ano e envolveram arquidioceses e dioceses de todo o país, bem como movimentos e grupos de dentro e de fora da Igreja Católica. Só neste período, 12.834.019 peregrinos passaram pelo maior templo mariano do mundo. Além deste número, milhões de fiéis acolheram em suas cidades a visita da Imagem Jubilar, que percorreu quase 250 circuncisões eclesiásticas em todo o Brasil.

Diversos eventos foram promovidos pelo Santuário Nacional para celebrar esta data tanto dentro de seus muros como em outras cidades do país. Uma exposição itinerante, por exemplo, percorreu cinco cidades do Vale do Paraíba e ainda passará por mais três, contando por meio de fotos a história da devoção à Padroeira do Brasil. A arte também celebra três séculos do encontro da Imagem de Aparecida no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) desde o dia 21 de setembro tanto no prédio da instituição, quanto em sua sala no Metrô Tiradentes. Em ambos os locais, a mostra segue até o dia 20 de novembro.

Atividades como essa também incentivaram municípios e instituições na celebração jubilar. Por este motivo, as comemorações não se restringiram apenas aos círculos religiosos, mas abrangeram também diversas camadas da população brasileira.

“Foi um tempo de muito envolvimento eclesial. “, avalia o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida. “Este projeto abraçou e foi abraçado pelo Brasil tanto pelas circuncisões eclesiásticas quanto pela classe artística. Diversas instâncias dos poderes executivo e legislativo também realizaram homenagens à Padroeira. O que se destaca, entretanto, é a participação dos devotos, que neste tempo especial não mediram esforços para estar aqui ou acompanhar a movimentação pelos meios de comunicação. “, conta o religioso.

Leigos – Já em Aparecida, além das atividades promovidas pelo Santuário, os munícipes também realizam homenagens a Santa que nomeia sua cidade. As duas primeiras aconteceram em setembro, com uma apresentação do 5º Batalhão de Infantaria de Lorena (SP) e uma caminhada com as famílias da cidade. A última ação aconteceu no dia 1º de outubro com a apresentação da Vesperata de Diamantina (MG) na Praça da Matriz Basílica. Tudo isso foi organizado pelo povo, sem interferência do clero.

Romeiros  A participação popular também foi sentida nas diversas romarias que aconteceram entre a Festa da Padroeira de 2016 e a edição deste ano. Movimentos, dioceses e arquidioceses intensificaram sua presença no Santuário Nacional durante o período, mesmo com a crise econômica vivida pelo Brasil. O maior aumento, porém, foi sentido nas peregrinações a pé até o maior templo mariano do mundo.

Segundo dados da concessionária que administra a Via Dutra, uma das principais rotas de acesso à Aparecida, de 1º de setembro até 15 de outubro quase 20 mil romeiros caminharam até a Basílica Nacional. Os números representam um aumento de 114% de peregrinos, se comparados ao mesmo período de 2016.

Sacramentos – Este impacto também foi sentido na administração dos sacramentos durante os meses de outubro de 2016 a setembro de 2017. Nas 788 celebrações de Batismo administradas na Capela do Santuário, foram batizadas 3.022 crianças e 81 adultos. No mesmo intervalo de tempo, 315.190 peregrinos buscaram o sacramento da Reconciliação por meio da confissão. Devido à alta demanda, desde dezembro de 2015 os confessionários atuam em escala de plantão, não fechando para almoço aos finais de semana. Durante as missas, celebradas ao menos seis vezes por dia, foram distribuídas 4.074.500 comunhões.

Festa da Padroeira – De 1º a 12 de outubro deste ano, durante a Novena e Festa da Padroeira, mais de 631 mil fiéis estiveram no Santuário. Só no 12 de outubro foram 177 mil pessoas, 37 mil a mais do que o registrado em 2016.

Quem não pôde estar no Santuário na data, fez questão de acompanhar a programação festiva por meio dos meios de comunicação. O portal A12.com, por exemplo, registrou durante o novenário mais de 3.600 mil visualizações de página. Deste número, 670 mil aconteceram no dia dedicado a Nossa Senhora, o que representa um crescimento de 110% em relação ao último ano.

O cenário se repetiu com a Tv Aparecida, que registrou o 4º lugar nos dias 11 e 12 durante a Coroação Jubilar e a Missa Solene, respectivamente. No período, os acessos ao streaming virtual da Tv alcançaram mais de 1 milhão de pessoas. Por meio da rede social, a emissora atingiu mais de 8 milhões de pessoas durante a Novena e Festa.

Os altos índices também foram contabilizados na oferta de alimentos realizada durante os dias de comemorações. Mais de 17 toneladas de alimento foram arrecadadas ao longo dos 12 dias e repassadas à 42 entidades das cidades de Roseira (SP), Potim (SP), Aparecida (SP), Lagoinha (SP), Guaratinguetá (SP) e Cunha (SP).

Próximos passos – A partir de 2018, o Santuário Nacional vai celebrar no dia 12 de cada mês o dia nacional mariano. A data pretende recordar aos católicos a importância e a força da devoção a Nossa Senhora, bem como explicar aos fiéis o lugar da Mãe de Jesus na história da salvação.

Além desta novidade, atividades formativas para os fiéis estão sendo pensadas ao decorrer do ano, sobretudo aos fins de semana, quando a afluência dos peregrinos é maior.

 

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »