Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

ANAC divulga dados de manifestações de passageiros do transporte aéreo

ANAC divulga dados de manifestações de passageiros do transporte aéreo

Foram 28 milhões de passageiros transportados no período


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulga nesta quinta-feira (10/01) o relatório trimestral (veja o documento anexo) das reclamações feitas pelos passageiros do transporte aéreo na plataformaConsumidor.gov.br. O boletim divulgado pela ANAC apresenta os dados apurados no terceiro trimestre de 2018 (de julho a setembro). Neste período, foram registradas 7.191 reclamações sobre os serviços das 20 empresas aéreas inscritas na plataforma (veja abaixo a lista completa). Juntas, as companhias transportaram 28 milhões dos passageiros pagos no trimestre, ou cerca de 92% do total.

De acordo com dados do terceiro trimestre, considerando as aéreas com mais de 10% de participação de mercado, a Latam foi a que obteve o maior número de reclamações na plataforma em relação ao número de passageiros pagos transportados. A cada grupo de 100 mil passageiros, a empresa teve 40 registros de reclamações, com 3.512 manifestações (48,8% do total de manifestações no período).

A segunda empresa mais reclamada foi a Avianca, com 19 registros a cada 100 mil passageiros pagos transportados, com 609 reclamações (8,5%). Em seguida, a Azul apresentou 18 reclamações a cada 100 mil passageiros, com 1.050 reclamações (14,6%). Por fim, das empresas nacionais com mais de 10% de mercado, a Gol foi a empresa que recebeu o menor número de reclamações, com 16 reclamações a cada 100 mil passageiros, totalizando 1.359 manifestações (18,9%).

As três empresas estrangeiras que tiveram maior número de reclamações em relação ao número de passageiros pagos transportados foram a Avianca Aerovias, seguida pela Iberia e Aeroméxico.

Além dos números destacados, o relatório traz os temas e subtemas mais reclamados no período, o prazo médio de resposta das manifestações e a quantidade de reclamações por empresa.

O tema mais reclamado pelos passageiros, referente ao atendimento prestado por empresas brasileiras e estrangeiras, foi sobre os serviços de execução do voo. O item teve 15,49% do total de reclamações na plataforma, o que equivale a 1.114 manifestações. O segundo da lista é oferta e compra, com 14,25%, ou 1.025 queixas, seguido por regras do contrato, com 14,14%, equivalente à 1.017 do total. O subtema com maior índice de reclamação no trimestre foi multas prevista no contrato, com 779 manifestações. Por outro lado, o subtema cão-guia foi item menos reclamado pelos passageiros, com apenas uma manifestação.

Solução de conflito e satisfação do passageiro

A ferramenta Consumidor.gov.br permite que o usuário se comunique diretamente com as empresas aéreas, que têm o compromisso de receber, analisar e responder as reclamações em até 10 dias. Das companhias aéreas brasileiras com mais de 10% de mercado, a Azul foi quem levou menos tempo para responder as demandas do consumidor. No terceiro trimestre, o prazo médio da aérea foi de três dias. A Gol foi a segunda empresa que levou menos tempo para responder as demandas dos usuários, com quatro dias.  Por outro lado, a Avianca foi quem levou mais tempo para responder os consumidores na plataforma, a média foi de nove dias.

No quesito índice de solução, a média das companhias brasileiras no terceiro trimestre de 2018 foi de 74,7%. Considerando o critério de participação de mercado superior à 10%, a Azul foi quem obteve o melhor desempenho, com 77,4%, a Latam vem logo em seguida, com 75,2. A Gol foi a empresa brasileira, entre as principais do país, que apresentou o menor índice, com 72%. Entre as estrangeiras que atuam no país, destaque para a British Airways, com 86,7%, seguida pela KLM, com 70%.

Outro índice aferido no boletim é o de satisfação do usuário em relação às respostas das companhias aéreas aos passageiros. Em uma escala de 1 a 5, onde 5 é considerado excelente pelo usuário, a Azul foi a empresa melhor avaliada neste índice, com 3,3 pontos. A Gol ocupou o segundo posto, com 3 pontos. A média de satisfação das companhias brasileiras ficou em 2,8, tendo a Avianca obtido a menor pontuação, com 2,6 pontos.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem