Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

ANAC autoriza venda de assentos​ por empresas de táxi-aéreo

Medida traz mais opções de transporte para pessoas e cargas durante a pandemia

Em caráter emergencial, a ANAC aprovou novas regras para que empresas de táxi-aéreo, que executam transporte aéreo não-regular, possam vender assentos individuais para passageiros. A medida está alinhada às diversas decisões da Agência para a continuidade da integração do país pelo transporte aéreo. A decisão foi aprovada em Reunião Deliberativa da Diretoria Colegiada da ANAC, nesta última terça-feira (04/08), e possibilitará o transporte de pessoas e cargas, mesmo em estados com menor oferta de voos, após o estado de emergência causado pelo novo coronavírus.

Com a permissão, as empresas de táxi-aéreo certificadas pelo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC nº 135) poderão ofertar bilhetes aéreos para até 15 voos por semana e em aeronaves com até 19 assentos. Essas operações – limitadas ao número de frequências semanais – ocorrem sob regime de autorização prévia e devem seguir todos os requisitos de segurança previstos nos RBACs nº 135 e nº 119. Para as empresas que pretendem operar com capacidade superior a 15 voos semanais, será necessário também o cumprimento de outros requisitos operacionais e o registro dos serviços de transporte aéreo na ANAC, conforme dita a Resolução nº 440/2017. Em ambos os casos, os operadores devem garantir os direitos e deveres dos passageiros dispostos na Resolução nº 400/2016, como o reembolso do valor pago pelo passageiro caso o serviço não seja prestado.

A ANAC entende que a ampliação da capacidade de oferta pelas empresas de táxi-aéreo é mais uma iniciativa de apoio ao enfrentamento da crise que o setor vem passando, além de possibilitar o incremento de novas rotas regionais aos passageiros e profissionais que precisem de deslocamento em cidades com restrição de malha aérea.

Consulta do serviço de táxi-aéreo

Aos consumidores interessados em contratar esse novo serviço, a ANAC disponibiliza consulta online da aeronave e da empresa de táxi-aéreo que irá executar o voo. O sistema VOE SEGURO, que informa se a empresa de táxi-aéreo está devidamente homologada pela ANAC e se as aeronaves estão certificadas para prestar o serviço, está disponível por aplicativo para aparelhos móveis com sistema android e IOS ou pelo endereço eletrônico: https://sistemas.anac.gov.br/voeseguro/ 

Participação Social

As regras definitivas para a comercialização de assentos por empresas de táxi-aéreo entra em consulta pública por 45 dias, após publicação no Diário Oficial da União (DOU). O objetivo da Agência é coletar subsídios do setor e da sociedade para agregar aos estudos que estão sendo feitos sobre o tema e que embasaram essa decisão inicial.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Notícias

MAIS DE 100 MIL TURISTAS ESTRANGEIROS VISITARAM O BRASIL A BORDO DE NAVIOS Conclusão faz parte do estudo Clia Abremar Brasil/FGV sobre o perfil do turista de Cruzeiros Marítimos no Brasil Dos mais de 596 mil hóspedes que embarcaram em viagens de navio na última temporada de Cruzeiros Marítimos, com início em novembro de 2013 e término em abril deste ano, 113.341 eram estrangeiros – número que representa 19% do total de cruzeiristas. O dado faz parte de um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido da CLIA ABREMAR BRASIL (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos). No estudo anterior a este, encomendado pela CLIA ABREMAR à FGV durante a temporada 2010/2011, os hóspedes estrangeiros somavam 12,6% do total de turistas embarcados. CLIA ABREMAR BRASIL (CRUISE LINES INTERNATIONAL ASSOCIATION) – Fundada em 2006 com o intuito de representar as armadoras e operadoras de turismo marítimo no Brasil e atuar na interlocução com órgãos públicos e instituições privadas na defesa e promoção de um ambiente favorável para o setor, a Abremar passa a integrar, juntamente a outras nove associações de Cruzeiros Marítimos, a Cruise Lines International Association (CLIA), maior associação da indústria de cruzeiros do mundo, com representação na América do Norte, do Sul, Europa e Australásia, passando a se chamar CLIA Abremar Brasil. A CLIA, que representa os interesses das empresas de cruzeiros, agentes de viagens, autoridades portuárias e de destinos, bem como parceiros de diferentes setores de negócios, também está envolvida na formação e no treinamento de agentes de viagens, no desenvolvimento de pesquisas, na comunicação e no marketing, para promover o valor e a conveniência dos cruzeiros de férias, possuindo como membros milhares de agências de turismo e agentes de viagens. Para mais informações sobre a CLIA Abremar Brasil, visite o novo site www.abremar.com.br. CLIA Abremar Brasil também pode ser seguida pelo Facebook, em: facebook.com/CLIA.ABREMAR.BRASIL

Boa Viagem