AMPLIAÇÃO DOS PACOTES ESPECIAIS É O FOCO DO VIAJA MAIS MELHOR IDADE EM 2010

O Viaja Mais Melhor Idade promete, em seu quarto ano, oferecer pacotes cada vez mais diferenciados, o que significa dizer: desenhados pelas operadoras participantes e por hotéis e destinos, as viagens passam a focar em um produto totalmente adequado a este público, com programação exclusiva, diferente de qualquer outra oferta do mercado nacional. “Neste segundo semestre tivemos algumas viagens neste modelo e vamos ampliar para o ano que vem”, diz o coordenador do projeto, Enzo Arns.

O programa do Ministério do Turismo, operacionalizado pela Braztoa, já vendeu este ano, até setembro, 140 mil pacotes, número que deve superar a meta de 150 mil para todo o ano. Parte deste público vem sendo obtida com os pacotes especiais, como os realizados para Itapema (SC), Gramado (RS), Bonito (MT) e Amazônia, todos no segundo semestre. Em alguns casos, com hotéis fechados exclusivamente para grupos da melhor idade, como ocorreu em agosto quando a Pomptur, uma das operadoras participantes, reuniu 500 pessoas durante uma semana em um resort em Santa Catarina. Um pool de oito operadoras também foi responsável por uma viagem para a Serra Gaúcha em outubro, quando também um hotel esteve totalmente voltado para o grupo de idosos. Para isso, o programa buscou parceiros – entre os próprios operadores, hoteleiros e empresas de receptivo – para oferecer um produto desenhado para a melhor idade.

Entre os destinos mais visitados pelo público este ano estão, pela ordem, Caldas Novas (GO), o estado da Bahia, Serra Gaúcha (RS) e o Nordeste em geral. Aqui, surpreenderam nesta edição destinos em Alagoas e Paraíba, que até então não apareciam entre os cinco estados mais procurados no Nordeste. A explicação é que, como o crescimento do projeto, houve uma diversificação dos destinos trabalhados pelas operadoras e o público também buscou outras opções de viagem.

Para 2010, vários pacotes especiais já estão desenhados, devendo apenas passar a alta temporada (janeiro e fevereiro) para acontecerem. A Pomptur, por exemplo, realiza em março, no Blue Tree Park, em Lins (SP), um encontro chamado Vitalidade. Há outros pacotes previstos para a Serra Gaúcha, Gravatal e Itapema (SC). A CVC também já tem pacotes prontos para 2010.

Chile

O Chile, que possui um programa pioneiro para o público da terceira idade – Vacaciones Tercera Edad, assinou durante a Feira da ABAV, em outubro, um acordo de cooperação com o Ministério de Turismo brasileiro para intercâmbio de informações e de viagens entre os dois países. No início deste mês, a diretora do Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur), Francisca Rentamal, esteve em São Paulo para conversar com operadores brasileiros, acertar detalhes da parceria e conhecer destinos do litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. A previsão é que, no segundo semestre do ano que vem, 500 idosos brasileiros visitem destinos no país vizinho e que o mesmo número de chilenos venham para cá.

O Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo (Mtur), em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e o Vai Brasil. Conta com apoio do Ministério da Previdência, do Ministério do Trabalho, do INSS, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos órgãos estaduais de turismo, do SEBRAE, do SESC, da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) e da ABCMI (Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade).