Aeroporto Municipal garante um novo caminho para Ponta Grossa

Reinaugurado em 2016, o Aeroporto Municipal de Ponta Grossa – Comandante Antonio Amilton Beraldo, conhecido como Aeroporto Sant’ana (IATA: PGZ, ICAO: SSZW) – recebe constantes investimentos e está mudando a realidade econômica dos Campos Gerais. Localizado no Km 5 da rodovia PR-151, o aeródromo público foi construído e é administrado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

Voos comerciais regulares ligam a região ao maior centro econômico brasileiro; através da Azul Linhas Aéreas o aeroporto Sant’ana passou a fazer a rota de Ponta Grossa a Campinas (SP), com o aeroporto Viracopos, tanto em dias úteis quanto nos finais de semana.

A estrutura também recebe aeronaves de instrução, aviações médicas e voos executivos, e opera no período noturno através de agendamento telefônico. Para o Secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Henrique Carbonar, o aeroporto é um grande diferencial para os investidores interessados na cidade e para as empresas já instaladas, já que coloca Ponta Grossa na rota mundial de aviação.

“O Sant’ana facilitou não só o turismo, mas também o desenvolvimento econômico dos Campos Gerais. Ele facilita a vinda de gestores e representantes das indústrias que estão vindo cada vez mais para a região”, aponta Carbonar.

Investimentos constantes

Estão previstos no Plano Plurianual pelo menos mais R$ 40 milhões de investimentos em estruturação do aeroporto para os próximos três anos e meio. O Município já apresentou ao Ministério dos Transportes os projetos, que visam a ampliação do local e incluem aumento da pista para anular as restrições aos modelos de aeronaves e novos equipamentos técnicos, por exemplo.

Está em processo de implantação uma Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (ETPA), responsável por passar informações para as aeronaves que estão no ar e por apoiar a navegação aérea, comunicando mensagens sobre aspectos meteorológicos e de tráfego, por exemplo. Além de fornecer mais segurança na aterrissagem, outra vantagem da ETPA é a redução de voos alternados; ou seja, menos aeronaves terão que mudar o local de pouso para outra cidade em situações climáticas instáveis.

“A estação de tráfego aéreo reduz a necessidade de deslocamentos para Curitiba, por exemplo, em condições climáticas impróprias, por garantir melhores condições de pouso”, destaca Carbonar, que reforça que a intenção é que o Aeroporto Comandante Antonio Amilton Beraldo torne-se uma opção alternativa definitiva frente ao Aeroporto Afonso Pena, referência da capital paranaense.

Outra novidade do “PGZ” é a instalação de duas locadoras de veículos. Além da multinacional Localiza, foi aberto processo licitatório exclusivo para microempresas ou empresas de pequeno porte, buscando a valorização do empresário local para fortalecer a economia regional.

Salão de Turismo

O Salão de Turismo dos Campos Gerais acontece entre os dias 24 e 27 de agosto, evento que reunirá representantes de diversos segmentos do turismo, como empresas de gastronomia, hotelaria, agências e empreendimentos voltados ao lazer. O objetivo do Salão é que profissionais do setor turístico de todo o Paraná participem e conheçam mais sobre a rede turística da região dos Campos Gerais e seus atrativos.

Press trip

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), organizou a press trip com a intenção de promover e divulgar destinos turísticos da região através do convite de diversos representantes de imprensa, de mídia de turismo ou mesmo geral. Além da parceria com as prefeituras de Castro e Carambeí, a Press Trip já tem presença garantida de 30 jornalistas, de 25 diferentes veículos de mídia do segmento de turismo.

 

*estou viajando para o press trip a convite da prefeitura municipal de Ponta Grossa (PR)

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »