Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

ABETA participa do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu

Associação estará presente na 6ª edição do evento, que acontece de 16 a 18 de junho.

Começa no próximo dia 16, em Foz do Iguaçu, a 6ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu. Motivados pelo sucesso do ano passado, os organizadores esperam que cerca de 6 mil pessoas compareçam ao evento. O público visitante contempla agentes de viagem, operadores, estudantes, professores, entidades do setor, expositores e imprensa. E a ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura marca presença com um espaço para divulgar seus associados e Comissões.

Para a consultora ABETA, Stela Maris, a participação é estratégica para a entidade. “O Festival tem crescido a cada ano e já está entre os principais eventos do trade turístico nacional. É uma excelente oportunidade para promovermos nossos associados e comissões, bem como os segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura de uma forma geral”, avalia.

Rodada de Negócios – Além disso, o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu terá um espaço coordenado pelo Sebrae Nacional destinado exclusivamente para Rodada de Negócios. A ideia é incentivar a comercialização entre as empresas presentes. Podem participar agências emissivas, receptivos, meios de hospedagem, transporte turístico e entretenimento e lazer.

No ano passado o saldo foi animador: a Rodada resultou em R$17,6 milhões em comercializações futuras, sendo que mais de 91% dos participantes afirmaram existir a possibilidade de fechar negócio. Em 2011, as empresas interessadas devem se inscrever pelo site do evento e na própria ficha de inscrição selecionar a opção relativa à Rodada de Negócios. Até 12 de junho o valor para profissionais de turismo é R$60,00.

Workshop IBQP – Paralelo ao Festival acontece o workshop Turismo 100% do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). Segundo o coordenador do Projeto Turismo 100%, Ney Weissheimer Junior, um dos objetivos é propiciar que os participantes conheçam e debatam as experiências e práticas em qualificação e certificação do turismo internacional e compará-las com experiências nacionais. A ação é voltada para órgãos oficiais de turismo, empresários e profissionais do setor turístico, entidades de classe das diversas ocupações do turismo, organismos de certificação e instituições de ensino.

No dia 17 de junho às 9h acontece um debate sobre a certificação no Turismo de Aventura. Um dos convidados para compor a mesa é o coordenador geral da ABETA, Gustavo Timo. Entre os nomes confirmados estão: Damaris Chaves, da Rainforest Alliance (Costa Rica); Alfredo Carlos Orphão Lobo, do INMETRO; e Antonio Carlos Barros de Oliveira, da ABNT. Como moderador, o professor doutor da USP, Ricardo Uvinha.

Às 14h é a vez dos associados ABETA falarem dos casos de sucesso de certificação no Turismo de Aventura. Três empresários participam: Márcio Miranda, da Ninho do Corvo; Otto Hassler, da Ativa Rafting; Simone Gonçalves, da Marumby Montanhismo. Quem modera é a professora da UFPR, Laura Rinaldi.

Copa do Mundo – A preparação para a Copa do Mundo 2014 já ganhou destaque nos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura. No Festival, os visitantes também conferem o estande do Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura, iniciativa do Ministério do Turismo, liderado pela ABETA. O projeto tem foco na qualificação da linha de frente destes segmentos e uma ação de ativação da cadeia de distribuição do turismo para fortalecer a comercialização de Ecoturismo e Aventura.

No estande serão divulgadas as ações de qualificação e informações relevantes para que operadores e agentes de viagem possam comercializar produtos de Ecoturismo e Turismo de Aventura com qualidade e segurança. Está prevista uma ação promocional, com sorteio de equipamentos e atividades de aventura.

Boa Viagem