Abav/RJ divulga alteração na documentação para entrada na Europa


A Abav/RJ enviou aos seus associados orientações sobre a alteração, em vigor desde 19 de julho, da documentação exigida para passageiros com destino a países pertencente ao chamado espaço Schengen. Anteriormente, era exigido que o passageiro apresentasse passaporte válido durante sua estada. Agora, sob a nova regra, é requerida a apresentação de passaporte válido por mais três meses a contar da saída do passageiro da área Schengen.
Os países pertencentes são Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, República Tcheca, Países Baixos, Polônia, Portugal, Suécia e Suíça.
Vale lembrar quer, além dessa exigência, passageiros com viagens a turismo para esses destinos devem apresentar documentos que comprovem o objetivo e as condições da estada e disposição de meios econômicos suficientes para sustento durante o período; seguro de viagem com cobertura de no mínimo 30 mil euros de assistência médica; comprovante de hospedagem ou carta-convite de um particular, em caso de hospedagem em domicílio particular e passagem de retorno ou para o local onde a viagem terá prosseguimento.