Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

A lenda do El Dorado em São Paulo

Fascinante cerimônia de oferendas é retratada em exposição na Pinacoteca

O mito do “El Dorado” teve início na conquista espanhola, quando em 1536, boatos surgiram sobre uma grande cerimônia que acontecia na lagoa de Guatavita, na região onde hoje se encontra a Colômbia. Em noites de lua cheia, o Cacique dos Muíscas se untava em mel de abelhas e resina de árvores para cobrir todo o corpo com pó de ouro. Na sequência, o índio dourado subia em uma balsa e seguia até o meio da lagoa, onde fazia sacrifícios e oferendas em ouro e esmeraldas. Ao final da cerimônia, se banhava nas águas e ali deixava todo o pó brilhante e dourado que o cobria.

A incrível lenda foi divulgada pelos conquistadores e quando chegou à Europa, o Rei Felipe II ordenou e patrocinou muitas expedições para o resgate do tesouro. Já em 1911, parte da lagoa foi drenada, mas poucas peças em cerâmicas e ouro foram recuperadas. Posteriormente, estudos sobre os costumes e tradições dos Muíscas confirmaram a maravilhosa cerimônia de oferendas.

Hoje, esses objetos contam a saga da cultura Muísca no centro histórico da capital colombiana, mais precisamente no Museo Del Oro, que abriga uma impressionante coleção do mito do “El Dorado”.

Parte do belo acervo do museu de Bogotá pode ser encontrada na exposição Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. A mostra, que começou no dia 29 de maio e segue até o dia 22 de agosto, apresenta 250 artefatos em ouro e 40 objetos arqueológicos de cerâmica da coleção que é considerada a mais importante de ourivesaria pré-hispânica do mundo.

As seis salas de exposição levarão o turista a uma deliciosa viagem pela cultura dos povos, abrangendo onze temas distintos, entre eles, a Gente Dourada (em alusão aos chefes indígenas que cobertos de ouro em pó lançavam oferendas em uma lagoa às divindades), os Animais Fantásticos (largamente explorados nas produções dos ourives pré-hispânicos), Abstração e Natureza (que se inspira na variada fauna colombiana) e Universo das Formas (um universo visual de imensa riqueza a partir de elementos como a linha reta, o círculo, o quadrado, o triângulo, o espiral, e suas combinações, deformações, reinterpretações e suas projeções no espaço).

Serviço:

Exposição Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia
Pinacoteca– Praça da Luz, 02. São Paulo (SP). Tel. 11 3324-1000
De 29 de maio a 22 de agosto de 2010
Aberta de terça a domingo, das 10h às 18h – R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). Grátis aos sábados.

Museo Del Oro Del Banco de La República
Parque de Santander, centro histórico de Bogotá, Colômbia
Terça a sábado, das 9h às 18h, e domingos e feriados, das 10h às 16h. Grátis aos domingos.

Mais detalhes e tarifas no site: http://www.banrep.gov.co/museo/esp/home.htm

Boa Viagem