A AZUL LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS ESTÁ APTA PARA COMEÇAR A OPERAR


Azul Linhas Aéreas Brasileiras recebe o CHETA e já pode pleitear as rotas que pretende operar

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. realizou todas as inspeções exigidas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e foi certificada como empresa de transporte aéreo. O CHETA (Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo) já está a disposição da companhia a partir de hoje (12/11), no Rio de Janeiro. Com isso, a companhia pode pleitear as rotas que pretende operar. Em aproximadamente duas semanas, a Azul já espera poder colocar passagens à venda e deve começar a voar em dezembro.

Para o comandante Miguel Dau, vice-presidente operacional da empresa, a certificação se deu no prazo mais curto possível e foi propiciada tanto pela antecipação da chegada das duas primeiras aeronaves da companhia quanto pelo trabalho dedicado dos tripulantes da Azul. Dois aviões Embraer 190 já estão prontos para operar. Outras aeronaves começarão a ser entregues pela Embraer a partir das próximas semanas.

Saiba mais sobre a Azul:

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras encomendou 40 aeronaves Embraer e fez opção de compras para outras 36. Adicionalmente, para acelerar sua entrada no mercado brasileiro, arrendou duas aeronaves Embraer 190 nos Estados Unidos, as quais já se encontram no Brasil e vêm sendo utilizadas para atividades de treinamento e aperfeiçoamento de pilotos e comissários de bordo. A entrega da primeira aeronave nova pela Embraer deverá acontecer em novembro. A expectativa é receber uma por mês ao longo de três anos, chegando a 42 aeronaves no final de 2012.

As aeronaves Embraer 190/195 da Azul serão equipadas com bancos de couro ecológico em fileiras com 4 assentos, dispostos dois a dos, sem as incômodas poltronas do meio. Contarão com o que há de mais moderno em termos de tecnologia aeronáutica, como, por exemplo, dois dispositivos HUD – Head Up Display – que permitirão um significativo aumento na segurança operacional. Originário da aviação militar, o sistema permite a projeção dos dados mais importantes do vôo num cristal que fica à altura dos olhos dos pilotos, permitindo que eles tenham todas as informações necessárias para voar sem precisar desviar os olhos da pista de pouso e do tráfego de outras aeronaves.

Outro diferencial também promete revolucionar o mercado. A nova empresa será a primeira na América Latina a oferecer TV ao vivo, em monitores individuais, através da instalação de um sistema via satélite da LiveTV, que estará disponível a partir do segundo semestre de 2009.
O projeto ousado da Azul tem um nome de peso por trás. David Neeleman é fundador de três outras companhias aéreas bem sucedidas, duas delas ainda em atuação. Informações: www.voeazul.com.br