Untitled

Brasil entre as três maiores economias do turismo no mundo
Planejamento Estratégico do Ministério do Turismo para o quadriênio 2012-2015 traça metas para o setor
O Ministério do Turismo (MTur) divulgou o Planejamento Estratégico para o quadriênio de 2012-2015 e o Plano de Ação para o exercício de 2012 no Diário Oficial da União. As iniciativas e ações, indicadores de desempenho e metas foram estruturados de acordo com o Plano Plurianual da União (PPA). O documento registra, como visão da pasta, “posicionar o Brasil como uma das três maiores economias turísticas do mundo até 2022”. Atualmente, o país está posicionado na sexta colocação.

Coordenado pela Secretaria-Executiva do MTur, o Planejamento Estratégico define metas e indicadores de desempenho com foco no desenvolvimento do turismo sustentável brasileiro. A missão inclui a geração de emprego e renda, tendo a preocupação com a inclusão social, redução das desigualdades regionais e preservação do meio ambiente.

“Desenvolvemos uma ferramenta de monitoramento que permite acompanhar o desempenho de cada uma das áreas estratégicas do ministério. Trata-se de uma metodologia fundamental para a profissionalização da gestão da política pública”, explica o secretário-executivo do MTur, Vadir Simão.

O Plano de Ação de 2012 tem como meta a ampliação da participação do turismo na economia brasileira. A execução das iniciativas e ações será avaliada mensalmente pela Secretaria-Executiva por meio de um sistema eletrônico de monitoramento. “Queremos garantir a aplicação de recursos públicos com eficiência e transparência, promovendo soluções integradas de tecnologia e comunicação”, afirma o ministro Gastão Vieira.

O debate sobre o planejamento estratégico teve início em dezembro de 2011, no evento FuTURo – Cuidando do Turismo do Brasil, que reuniu servidores do ministério e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Na ocasião foram distribuídos questionários para os participantes colaborarem na elaboração do documento. Os valores organizacionais escolhidos pelos próprios servidores foram: ética, respeito, transparência, comprometimento e trabalho em equipe.

Salve o Rei do Baião!
MTur divulga, nas redes sociais, destinos turísticos do Nordeste para homenagear Luiz Gonzaga
Brasília, DF – Com sanfona, zabumba e triângulo acompanhando narrativas bem humoradas sobre o dia a dia do nordestino, Luiz Gonzaga do Nascimento, ou tão somente Luiz Gonzaga, popularizou o baião de norte a sul do país.
No ano do centenário de seu nascimento, as redes sociais do Ministério do Turismo fazem uma justa homenagem ao Rei do Baião, dando dicas de destinos turísticos do Nordeste.
O MTur quer receber, ainda, de seus fãs e seguidores, sugestões de lugares para curtir o melhor forró do Brasil.
VIDA E OBRA
Nascido em Exu, zona Rural de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912, Luiz Gonzaga deu visibilidade à vida e saga dos nordestinos em composições inventivas e divertidas. Em 1941, apresentou a música de sua autoria Vira e Mexe no programa de Ary Barroso. Em seguida, foi contratado pela gravadora Victor, pela qual lançou mais de 50 músicas instrumentais. Em 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música como cantor: Dança Mariquinha. Não parou mais. Até o fim da vida, em 02 de agosto de 1989, gravou 45 discos e sagrou-se um dos principais representantes da música brasileira.
HOMENAGENS
Em Pernambuco, estado natal de Gonzaga, as comemorações começaram no carnaval, quando escolas de samba regionais usaram o centenário como tema de seus enredos. As homenagens não param por aí. O governo estadual fez de 2012 o “Ano Cultural Luiz Gonzaga” e a Secretaria de Turismo está preparando uma programação especial para o São João, principal festa do estado.
Além disso, a prefeitura do Recife criou o Memorial Luiz Gonzaga, parada obrigatória para os admiradores do compositor. No local, estão expostos objetos pessoais, fotos e o acervo de obras do artista.
O talento de Luiz Gonzaga também foi destaque no carnaval carioca, o mais famoso do Brasil. A escola de samba Unidos da Tijuca, campeã de 2012, conquistou a Marquês de Sapucaí com o enredo “O dia em que toda a realeza desembarcou na avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão”.
DICAS
Comemore com o MTur o centenário de Luiz Gonzaga e encaminhe sua homenagem ao Rei do Baião. Pode ser um tuíte, usando a hashtag #centenariogonzaga, com uma sugestão ou imagem de onde curtir um bom forró na sua cidade; uma programação temática ou dica de destino nordestino na Fan Page do ministério; ou escreva para [email protected] Participe!
Turismo nacional em evidência nos Emirados Árabes
MTur leva Brasil para uma das maiores feiras de investimentos turísticos do mundo
Brasília, DF – O secretário de Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Fábio Mota, está nos Emirados Árabes para a Conferência Árabe de Investimentos Hoteleiros 2012 (Arabian Hotel Investment Conference, AHIC na sigla em inglês). O evento reúne as principais empresas do ramo instaladas na Europa, região do Golfo Pérsico, Egito e Marrocos.

O objetivo do encontro é promover o contato e estimular a geração de negócios entre operadores, proprietários e investidores. “O turismo brasileiro tem grande interesse nesse cenário para o ingresso de divisas e modernização do setor. Vivemos uma fase de crescimento e queremos mostrar a força e a confiabilidade de nossa hotelaria e de também de outras áreas do turismo do Brasil”, reforça o secretário Fábio Mota. O AHIC 2012 começou no último sábado (28) e encerra hoje (30).

O diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo do MTur, Hermano Carvalho, também integra a comitiva do governo brasileiro nos Emirados Árabes.

Novo ponto turístico de Brasília é atração do feriado na capital
Torre de TV Digital oferece visitas guiadas gratuitas
Brasília, DF – A Torre de TV Digital, projetada por Oscar Niemeyer e recém-inaugurada em Brasília (DF), está entre as atrações mais visadas por turistas que estarão na capital da República nesta terça-feira (01), feriado do Dia do Trabalho.

Isso porque o novo mirante turístico, que tem capacidade para receber 500 pessoas diariamente, está a 120 metros do chão – de onde se pode admirar e fotografar a mais ampla vista da cidade-símbolo do cerrado brasileiro. De acordo com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), o local oferece visitas guiadas com o acompanhamento gratuito de um guia de turismo.

Ao pé da torre, os visitantes também podem conferir a exposição Memória Candanga, com imagens do Arquivo Público do DF sobre a construção de Brasília e da própria torre. Ainda no térreo, é possível experimentar produtos da agricultura familiar do DF e delícias típicas do cerrado, como sorvetes de frutas nativas. No mesmo local, o turista pode comprar plantas típicas do Planalto Central brasileiro e peças artesanais.

O novo monumento turístico da cidade, pelo formato em semelhança a duas pétalas abertas, recebeu o apelido de “Flor do Cerrado”. Aos olhos Isabella Lyrio, fotógrafa brasiliense que está acostumada a registrar as belezas da capital do Brasil, a nova atração proporciona “observar toda a urbanidade se espalhando pelo planalto, entre o cerrado e o lago. É um momento de se surpreender com o crescimento da cidade por meio de um visual único”, opina.

SERVIÇO
Para subir ao mirante, o visitante precisa apenas retirar uma senha de acesso aos elevadores, que começam a funcionar às 9h. O último grupo sobe pontualmente às 17h e cada visita tem duração aproximada de 30 minutos.

Somente nos dois primeiros dias de funcionamento do equipamento, cerca de 3 mil pessoas visitaram o local. Mais informações são obtidas junto ao Centro de Atendimento ao Turista da nova torre, localizada no Grande Colorado, próximo a Sobradinho, e aberta a visitação, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.


Assessoria de Comunicação- Ministério do Turismo