Consulado Geral e Secretaria de Educação lançam o concurso de vídeos “Portugal e Eu” para alunos da rede pública de ensino

 

Escolas terão até 30 de abril para elegerem vídeo de no máximo um minuto que concorrerá nas demais etapas

Está lançado o concurso de vídeos Portugal e Eu, uma parceria do Consulado Geral de Portugal em São Paulo e da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. A iniciativa premiará os vídeos mais criativos que, no máximo em um minuto, abordem a história, cultura, culinária, economia e outros aspectos do estilo de vida português sob a ótica do jovem brasileiro.

O concurso é aberto a todos os estudantes do Ensino Fundamental e Médio (Regular, da Educação de Jovens e Adultos e de outras modalidades), desde que matriculados e frequentes na rede estadual de ensino. Cada escola terá até 30 de abril para escolher um vídeo vencedor que concorrerá nas etapas seguintes até o final do concurso. Após escolha da escola, os vídeos passarão pela Fase Diretoria de Ensino e Fase Estadual, além da votação online (cronograma abaixo).

As inscrições devem ser feitas conforme orientação do regulamento, que pode ser consultado no site da Secretaria de Educação, (http://www.educacao.sp.gov.br/noticia/portugaleeu-concurso-de-videos-recebe-inscricoes-ate-30-de-abril/)), ou na página do Consulado (http://consuladoportugalsp.org.br/concurso-portugal-e-eu/).

Os vídeos escolhidos como vencedores pelo júri técnico e júri popular serão premiados com o novo celular em cortiça da fabricante portuguesa Iki Mobile. Também haverá outras premiações para os melhores colocados e para a escola do vencedor em júri técnico.

O objetivo de Portugal e Eu é estimular o conhecimento sobre a história e cultura portuguesa entre os estudantes de São Paulo. “A rede estadual de ensino tem uma dimensão e importância com potencial na divulgação da cultura portuguesa que, apesar de parecer muito próxima aos brasileiros, ainda é pouco familiar ou está marcada por ideias do passado. Nesse sentido, este concurso público aproximará os estudantes paulistas da realidade contemporânea de Portugal”, diz Paulo Lourenço, Cônsul Geral de Portugal em São Paulo.

A iniciativa reforça os laços de amizade entre os povos brasileiro e português, além de promover a leitura renovada de uma cultura com fortes ligações a São Paulo, no contexto em que se planeja a criação da primeira Escola Portuguesa do Brasil, cujo edifício, localizado no Sumaré, já foi concedido à República Portuguesa pelo governo estadual.

 

Sobre os vídeos

• Os vídeos devem ser publicados no Youtube. O link do vídeo (hospedado no Youtube) deverá ser informado no formulário de inscrição.

• Os vídeos devem ter, NO MÁXIMO, 1 minuto de duração. Qualquer material com duração superior será desclassificado.

• Os vídeos devem respeitar o tema proposto. Aqueles que não se enquadrarem na temática “Portugal e Eu” serão desclassificados.

 

Critérios e avaliação

• O tema do concurso é “Portugal e Eu”. Os concorrentes deverão abordar de forma criativa e visual o assunto em vídeos de até 1 minuto.

• A abordagem pode transmitir a experiência pessoal do concorrente com a cultura e população portuguesa, ou com a comunidade luso-brasileira.

• Poderá também transmitir a interação, semelhanças e diferenças entre os países (Brasil e Portugal).

•História, cultura, culinária, arte, estilo de vida, economia e política do país poderão ser abordados, sempre adequando o assunto escolhido à temática “Portugal e Eu”.

Haverá duas formas de avaliação:

• Júri técnico: composto por membros da Secretaria da Educação e do Consulado Geral de Portugal. Esse júri definirá os cinco finalistas e a ordem de classificação.

• Júri popular: os cinco finalistas serão submetidos também à votação popular. Apenas o vídeo mais votado será premiado.

 

Cronograma

Fase Escola: até 30 de abril

Fase Diretoria de Ensino: até 11/05

Fase Estadual: até 18/05

Votação online: de 18/05 a 30/05

Divulgação dos vencedores e entrega de certificados: a partir de 04/06.

A entrega dos prêmios aos vencedores será realizada dentro do Experimenta Portugal 2018, iniciativa do Consulado Geral que ocorre em São Paulo entre maio e junho.

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!