2018 é um ano que se comemoram grandes eventos na República Tcheca, e é por isso que preparamos uma jornada pelas décadas dos últimos 100 anos de nossa história.

#Tchéquia100 //  Anos 50

#DadoHistóricoTchequia100 // Grandes empresas tchecas

Duas grandes empresas checas dominam hoje os seus mercados; falamos da empresa de calçados Bata e da fábrica  de cristais Moser . Ambos percorreram um longo caminho histórico e conseguiram se colocar internacionalmente no gosto dos consumidores .

As contribuições de Bata ao mercado de calçados são varias, como por exemplo: sua percepção de preço que aproveita a ilusão visual baseada no fato de que o valor “999” é , para o cliente ,mais aceitável que o preço arredondado para “1000”. Este “efeito” é usado por todo o mundo comercial até hoje.

Tomáš Baťa também não subestimava a  publicidade. A fim de levar a publicidade de calçados para a mais ampla clientela possível, ele construiu os estúdios cinematográficos em Zlín que, além da publicidade, também projetavam filmes de longa-metragem. Graças aos estúdios, a cidade de Zlín organiza anualmente o festival de cinema para crianças e jovens.

O símbolo do império Bata  é o arranha-céu em Zlín, chamado “Zlín 21” pelo número de andares do edifício construído de acordo com os modelos dos arranha-céus americanos. O edifício foi construído por Jan Antonín Baťa. Em seu tempo, foi o segundo edifício mais alto da Europa.

Já a fábrica dos Cristais Moser, também conhecido como cristal dos reis por estar presente na maioria das casas reais europeias, continua ativa desde a sua criação.

A fábrica de cristais Moser, de Karlovy Vary,  está por trás da fama mundial do cristal tcheco, que se tornou sinônimo de qualidade e tradição. Foi fundada em 1857 e seus produtos ainda são considerados entre os melhores do mundo. A fábrica de cristal, museu e centro de visitantes Moser é um dos locais mais visitados do famoso spa tcheco.

Aqui você pode ver a coleção atual e peças históricas de meados do século XIX. A fábrica tem uma galeria com a oferta de artigos de cristal para bebidas e presentes, porcelana,  jóias  da autêntica granada  tcheca e bijuteria. O Museu da Fábrica de Cristais Moser também fica na Praça da Cidade Velha, em Praga, na galeria de vendas Moser.

#TurismoTchequia100 // Olomouc 

Olomouc sempre pertenceu aos lugares mais importantes do reino tcheco. Graças à sua localização favorável, antiga universidade, tradições eclesiásticas e culturais, foi durante séculos um centro natural da Morávia. O coração histórico de Olomouc, cujo ponto dominante é a Coluna da Santíssima Trindade, inscrita na lista da UNESCO é, depois de Praga, a segunda reserva de monumentos mais importante da República Tcheca. Vale experimentar aqui a especialidade local – o popular queijo curado Olomouc, o olomoucké tvarůžky – famoso por seu sabor e cheiro intensos.

Tesouros do passado

O monumento mais importante de Olomouc é a Coluna da Santíssima Trindade, localizada na Praça Alta. É o maior agrupamento de esculturas barrocas da Europa Central. Da torre da prefeitura que fica próxima, você terá  vistas panorâmicas e de um dos muitos cafés locais você pode observar sua beleza extraordinária. Além de uma série de edifícios, o relógio astronómico, pintado no estilo do realismo socialista, figura, sem dúvida, entre as curiosidades de Olomouc. Descubra a rica história da cidade também durante a visita à Fortaleza de Olomouc que, com suas muralhas maciças e extensos quartéis, teve que resistir aos ataques do enfurecido exército prussiano.

Em contraponto à sacralidade da coluna barroca original da Santíssima Trindade está o edifício da Câmara Municipal do século XIV, originalmente gótico. Ele exibe uma torre alta, que é o ponto de vista ideal para observar o “formigamento” da cidade e as curvas elegantes das esculturas na coluna.O relógio com cinco séculos de história, um dos poucos relógios heliocêntricos do mundo, é parte inseparável da torre da Câmara Municipal.

A torre de 75 metros de altura faz parte da Prefeitura e está aberta diariamente a quem queira subir e admirar a cidade e suas pérolas artísticas. O relógio ao lado da torre tem sua esfera central mostrando a posição dos planetas contra o fundo do zodíaco. Ao longo de sua história, foi reconstruído várias vezes e equipado com diferentes figuras móveis. No final da Segunda Guerra Mundial, foi seriamente danificado e seu aspecto atual refere-se aos experimentos do socialismo realista. Quer ver como funciona ¿ Então esteja lá ao meio dia porque o show acontece apenas uma vez por dia.

#PostalTchequia100

A cidade de Zlín fica na região da Morávia Oriental, e está intimamente ligada ao personagem de Tomáš Baťa, cuja fábrica de sapatos calça pessoas de todo o mundo até os dias de hoje. O rápido crescimento de sua empresa iniciou um impressionante desenvolvimento desta cidade de características únicas. Delicie-se com a atmosfera incomum da cidade, cuja arquitetura funcionalista ainda está preservada. O que predomina em Zlín é o edifício chamado arranha-céu de Bata, que na época de sua construção era o segundo edifício mais alto da Europa.

Descubra mais #DestinoTchequia  #Tchequia100 #CZ100

 

www.midestioneschequia.com

www.czechtourism.com

CCCR — CzechTourism é uma agência
governamental, ligada ao Ministério do
Desenvolvimento Regional tcheco.
Sua função é promover a República
Tcheca com destino turístico.
Mais informações estão disponíveis
em czechtourism.com

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!